Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA recebe técnicos da Prefeitura de Campinas para troca de experiências sobre Plano de Ação Climática e inventário de emissões
Técnicos da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Campinas estiveram na quarta-feira (19/10) reunidos com a equipe do Núcleo de Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da SVMA.
Campinas pretende elaborar seu Plano de Ação Climática e atualizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa e tem interesse em capacitar a equipe para esse projeto, ainda que eventualmente possa vir a contar com apoio externo. Assim, sabedores da experiência da capital, eles vieram em busca de conhecer e trocar informações sobre como foi o processo de elaboração do PlanClima SP e dos inventários de emissões de gases de efeito estufa da Cidade de São Paulo.
A visita contou com a presença da Diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, bióloga Ângela Guirao e os engenheiros ambientais, Gabriel Neves e Geraldo Ribeiro Neto. Laura Ceneviva, coordenadora do Núcleo, apresentou a eles um roteiro do passo-a-passo utilizado por São Paulo para a elaboração do PlanClima SP, que contou com a assessoria da rede internacional de cidades C40, começando pela formação de uma equipe própria da SVMA para realizar o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), apoiada por treinamento para utilizar a metodologia GPC (Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emissions Inventories) que é adequada para inventários de emissão de gases de efeito estufa subnacionais, como é o caso de cidades.
Campinas tem um inventário de emissões de GEE de 2018, que abrange toda a sua Região Metropolitana e pretende atualizá-lo na dimensão do Município com a equipe técnica própria da Prefeitura, do modo como é feito em São Paulo pela SVMA.
Fábio Pedó, técnico responsável pelos cálculos e que já domina a metodologia GPC utilizada, explicou as principais dificuldades e circunstâncias a considerar, a partir da busca dos dados e fontes de informação, para garantir mais confiabilidade nos resultados.
Com relação às questões de adaptação aos impactos adversos da mudança do clima, a conversa girou sobre análise de riscos climáticos e suas consequências sobre a cidade, questões de drenagem urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário, educação ambiental, entre outras questões. A equipe da SVMA dispôs-se a apoiar Campinas, inclusive na interação com potenciais parceiros internacionais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk