Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA participa da Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba
No dia 29/11 foi festejado o Dia Nacional e Internacional da onça-pintada. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da gestão participativa da Área de Proteção Ambiental - APA Capivari-Monos (APACM), primeira Unidade de Conservação - UC paulistana, participou, pela segunda vez, da Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba com duas atividades educativas.
Alunos participam da atividade “Roda da Onça”
Na Escola Estadual Hilton Reis foi realizada a “Roda de Onça”, voltada a alunos e professores dos oitavos anos da escola. Após conversarem sobre a importância das áreas protegidas, da onça-pintada e também da onça-parda - animal símbolo da cidade, foi feita uma roda de conversa para compartilhar dúvidas, curiosidades e causos. O evento teve a presença de representantes do núcleo Curucutu/Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), área protegida que coexiste com a APA Capivari-Monos e onde foram feitos os registros de onça-pintada no município. A EE Hilton Reis fica localizada no Jardim Emburá, zona sul, e ficou marcada na história ambiental da cidade, pois foi nela que ocorreram as primeiras reuniões de criação da APACM.
Crianças da EMEI Magda Ferreira da Silva Carvalho comparando suas mãos com o rastro da onça
A outra ação teve como foco crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI Magda Ferreira da Silva Carvalho, localizada no CEU Parelheiros, também na zona sul. A roda de conversa lúdica, “Tem Onça Aqui!”, contou com miniaturas e réplicas de rastro de onça-pintada. O animal foi apresentado aos alunos por meio de uma história que ia sendo enriquecida, conforme as crianças participavam e traziam elementos e informações que tinham sobre essa e outras espécies da fauna.
Alunos imitando a onça
“Atividades assim contribuem muito para o entendimento da função das áreas protegidas, como a APA Capivari-Monos, e a relação e importância das pessoas na conservação dos animais silvestres no município de São Paulo. Vale lembrar que temos na cidade duas das cinco maiores espécies de felídeos - família dos gatos selvagens e domésticos - do planeta, a onça-pintada e a onça-parda”, relata Luccas Longo, gestor da APACM e biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC).
Representação da onça-pintada em brinquedo
A onça pintada é o maior felino das Américas, uma das espécies mais representativas das florestas brasileiras e símbolo da conservação da natureza, especialmente na Mata Atlântica, onde possuem população mais reduzida, seja pela caça, perda de habitat e outras ações humanas. "Na região sudeste, elas somente sobrevivem em Unidades de Conservação e outras áreas protegidas, como na APACM e no Núcleo Curucutu/PESM, localizadas nos distritos de Parelheiros e Marsilac, que monitoram a sua presença e estimulam pesquisas e ações para sua preservação", comenta Luccas.
Turma da Escola Estadual Hilton Reis
O principal objetivo da celebração foi promover a onça-pintada, a Mata Atlântica e a conservação da natureza entre os alunos e professores da região, com a intenção de despertá-los para outras atividades e projetos. Além disso, conscientizar a população e a comunidade escolar para a relevância da espécie para o equilíbrio do meio ambiente; a importância das florestas e dos corredores ecológicos; e da responsabilidade de cada um para a proteção da espécie.
Rastro de onça-pintada feito de gesso
A Semana de Celebração das Onças-Pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, conta com dezenas de outras vivências oferecidas por diversos parceiros, organizações e entidades da sociedade civil, representantes dos municípios, UCs e pessoas apaixonadas pelas onças, do entorno e interior do Contínuo de Paranapiacaba e outras áreas de floresta que compõem esse grande JCU (Jaguar Conservation Unit) da Serra do Mar. Mais informações podem ser acessadas no perfil do projeto no instagram, @oncasdocontinuodeparanapiacaba.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk