Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 4 de Janeiro de 2023 | Horário: 14:28
Compartilhe:

Confira os parques municipais aniversariantes de janeiro

Áreas verdes trazem opção de lazer e estão espalhadas por toda a cidade de São Paulo

01/jan - Raposo Tavares - 42 anos
Localizado no bairro do Butantã, zona oeste, o Parque Raposo Tavares foi a primeiro da América do Sul a ser construído sobre um aterro sanitário, o que demandou planejamento e técnicas especiais de implantação. O espaço oferece pista de cooper, playground, quadras poliesportivas, campo de futebol, campinhos de terra, áreas de estar, trilhas para caminhada e churrasqueiras.


08/jan - Benemérito José Brás – 12 anos
Reivindicação da comunidade, o parque está inserido num local densamente urbanizado, onde antes havia uma praça, junto à saída da estação Brás do Metrô. Espaço já era ocupado pela população para a prática de exercícios físicos e esportes, além de atividades infantis. Atualmente apresenta quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playground, pista de cooper e caminhada, área de eventos e apresentações culturais, área de estar com mesas de xadrez, paraciclo, minibiblioteca com livros, mesa e bancos. Oferece o “Bosque da Leitura” (programa da Secretaria da Cultura).



10/jan - Jardim das Perdizes – 7 anos
A área verde conta com a exposição de diversas obras da artista plástica Tomie Ohtake ao longo de seus 45.967 m² de extensão. Calçadas amplas com rampas, iluminação das ruas internas com lâmpadas de LED, pista de cooper, ciclovia com piso drenante, playground, pisos podotáteis para orientação de deficientes visuais e equipamentos de ginástica para a terceira idade fazem parte da infraestrutura do parque localizado no bairro da Água Branca, zona oeste.



16/jan - Zilda Arns – 13 anos
Situado na região do Sapopemba, zona leste da cidade, o parque está instalado sobre uma área linear por onde passam as tubulações adutoras do Rio Claro. Possui bicicletários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, playground, campos de futebol, pista para skate, equipamentos de ginástica. Em 2022 passou pela 1ª fase de revitalização, com readequação de quadras, playground e ATI. A 2ª fase de obras será iniciada em 2023.



22/jan - Ciência – 12 aos
Tem como principal objetivo ajudar na educação ambiental. A princípio, o parque foi projetado para utilização como área de pesquisas científicas e escolares. Com uma nova reforma, foram implantadas quadras poliesportivas, campo de futebol, equipamentos de ginástica, playground e pista para caminhada. Está localizado na Cidade Tiradentes, zona leste.



24/jan - Mário Covas – 13 anos
Espaço localizado na Avenida Paulista possui fácil acesso a turistas, aliando ao cenário das grandes metrópoles áreas verdes preservadas. Também traz em sua fauna 31 espécies de animais, sendo 12 insetos e 19 aves. Os destaques entre os pássaros são: beija-flor-tesoura, periquito-rico, bem-te-vi, pitiguari, andorinha-pequena-de-casa, sabiá-laranjeira e o sanhaço-cinzento. Está no segundo estágio do processo de concessão, sendo administrado pelo Consórcio Borboletas desde agosto de 2022, com o acompanhamento da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).



25/jan - Colina de São Francisco – 16 anos
Área verde traz uma mistura das características do bairro que o cerca, o Butantã, na zona oeste, unindo meio ambiente, história e tecnologia, dispondo de pistas de caminhada, paraciclo e praça de jogos. O espaço traz grandes referências de locais históricos da região como a Casa do Sertanista e o Instituto Butantã.



25/jan - Nabuco – 43 anos
Situado no bairro do Jabaquara, zona sul, em um terreno que antes era uma chácara. Possui aquário de peixes ornamentais, playground, trilhas, quadras poliesportivas, churrasqueira e viveiro de mudas. Além disso, são promovidas diversas atividades nas dependências do parque, como aulas de ballet, afromix, ginástica, pintura, alemão e italiano.


31/jan - Linear Ribeirão Oratório – 12 anos
O projeto do parque linear teve como principal objetivo recuperar e preservar a área que faz limite com o Ribeirão Oratório, afluente do Rio Tamanduateí, com ênfase na vegetação ciliar, utilizando espécies de pequeno, médio e grande portes. Está localizado na região de Sapopemba, zona leste da capital.



Janeiro - Parque das Águas – 12 anos
O espaço situado no bairro Cidade Kemel, zona leste, possui 70.320,29 m², formado por áreas remanescentes de três loteamentos e foi feito com o objetivo de preservar as nascentes do Córrego Três Pontes, afluente do Rio Tietê. Sua infraestrutura conta com pistas de cooper e caminhada, trilhas, campo de futebol revitalizado em 2019 com arquibancada, playground, quadras de areia e de futsal, mesas para jogos, deck para contemplação, aparelho de ginástica e pontes de madeira.

 

collections
Galeria de imagens