Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2023 | Horário: 14:49
Compartilhe:

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural joga luz à importância da proteção ambiental

Data reconhece a relevância de áreas privadas que têm como objetivo preservar a biodiversidade e a natureza

O Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) é comemorado hoje (31). A data foi criada com o intuito de promover o reconhecimento desse modelo de proteção ambiental. A RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação criada em áreas privadas, por iniciativa dos próprios proprietários, com a função de conservar a biodiversidade, o meio ambiente do local e a prestação de serviços ecossistêmicos. Esse tipo de UC possui grande contribuição para a preservação da Mata Atlântica, pois cerca de 80% do que resta da vegetação original está concentrada em propriedades privadas. 

Para ser reconhecida como RPPN, a área deve apresentar particularidades e atributos ambientais que justifiquem sua criação, como a presença de fauna e flora nativa que represente o bioma da região, nascentes, cursos d’água ou até mesmo mata ciliar, responsável por preservar rios e represas. As reservas podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, sem tamanho mínimo.

São duas as RPPNs municipais, a Mutinga, localizada nas proximidades da Rodovia Anhanguera, com 2,5 hectares (25.000 m²) de área verde, na Zona Norte e a Solo Sagrado de Guarapiranga, situada ao lado do Parque Natural Municipal Jaceguava e à beira da Represa Guarapiranga, com 93,58 hectares (935.800 m2), na Zona Sul. Além dela, há também a RPPN Sítio Curucutu de reconhecimento federal e que coexiste na Área de Proteção Ambiental Municipal - APA Capivari-Monos, e a RPPN Mata Virgem de reconhecimento estadual, ambas na Zona Sul da cidade. As Unidades de Conservação municipais, as RPPNs e as demais áreas protegidas prestam serviços fundamentais para a conservação da Mata Atlântica paulistana. No Estado de São Paulo, atualmente, há 82 RPPNs com importante papel para a conservação ambiental e totalizam 21.097,91 hectares de áreas protegidas, ou o equivalente a 18.895 campos de futebol.

RPPN Solo Sagrado/ Foto: Igreja Messiânica do Brasil

RPPN Mutinga

RPPN Sítio Curucutu

 

RPPN Mata Virgem/ Foto:Leila Matajs

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens