Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 | Horário: 13:49
Compartilhe:

Atividade no Parque Natural Fazenda do Carmo reúne pessoas idosas para prática de meditação

Encontro busca contato com a natureza

Na última quinta-feira (9), pessoas entre 60 e 80 anos do grupo de meditação do Hospital Geral de São Mateus retomaram seus encontros presenciais e escolheram o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo como cenário para a atividade de meditação.

A atividade é de responsabilidade do médico gerontólogo Fernando Bignardi, que iniciou esse tipo de ação com a comunidade em 2008 no hospital. Também participa da iniciativa a educadora ambiental Bárbara Junqueira. Os resultados foram percebidos pelos profissionais que acompanharam os participantes após três meses de encontros semanais. As mudanças de comportamento e de humor foram notadas, assim como o ritmo respiratório e os hábitos alimentares.

Bignardi afirma que também foi possível notar a melhora de doenças crônicas como diabetes, glaucoma e hibertensão e conta que a prática de meditação se tornou parte do hospital, que tem o Selo Amigo do Idoso, reconhecido pela Secretaria Estadual da Saúde.

Durante a pandemia a atividade do grupo ocorreu de forma online e sua retomada presencial foi postergada em proteção ao público-alvo mais vulnerável ao coronavírus. “Eu olhava pela janela do hospital todo aquele verde do PNM Fazenda do Carmo e pensei em como seria benéfico para a saúde dos participantes um contato mais direto com a natureza, me inspirei no conceito japonês de Banho de Floresta”, afirma o médico.

Banho de Floresta consiste em receber os benefícios físicos e mentais da interação com as áreas verdes. Cientistas japoneses descobriram que ao caminhar, contemplar e respirar dentro do ambiente de um parque, como o Fazenda do Carmo, melhora a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o nível geral de relaxamento e a qualidade do nosso sono, diminuindo a presença de hormônios associados ao estresse, ao mesmo tempo em que aumenta em mais de 50% a presença de células antitumorais na circulação sanguínea.

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens