Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Curso de brigada de incêndio florestal será realizado no Parque Anhanguera
Neste mês de abril se inicia o curso de brigada de incêndio florestal no Parque Anhanguera/RVS - Refúgio da Vida Silvestre, localizado na zona norte, e contará com aulas teóricas e práticas. As ações ocorrerão nos dias 4 e 25/4, 9 e 30/5 das 8h às 17h30.
Ele terá participação de brigadistas, guardas civis metropolitanos ambientais, bombeiros, servidores públicos e convidados. O curso será muito importante para o conhecimento geral de combate a incêndio nos parques, principalmente em época de estiagem, e será ministrado pelo bombeiro civil e gestor em segurança do trabalho, Robson Nunes Maziero.
Essas atividades antecipam os preparativos para a Operação Fogo Zero deste ano, que visa agilizar o atendimento e o combate às chamas em áreas de proteção ambiental e parques. O objetivo é proteger toda a flora e fauna, sob monitoramento do Programa Vigilância pela Biodiversidade - VigiBio, da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental.
O programa é feito pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana com suas Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Coordenação Municipal de Defesa Civil, e atua em conjunto com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).
Conheça o Parque Anhanguera
O Parque Anhanguera é o maior parque urbano municipal de São Paulo, com área total de 9.500.000 m²; destes, 400.000 m² são para a visitação e o restante é destinado à preservação do ecossistema e diversidade biológica. Está em zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, pois tem grande importância como Corredor Ecológico e troca de fluxo gênico, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora dessas regiões.
O curso contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra).
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk