Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 24 de Abril de 2023 | Horário: 10:40
Compartilhe:

Edição 2023 do Desafio da Natureza Urbana ocorre em São Paulo entre os dias 28/4 e 1/5

Objetivo é registrar o maior número de seres vivos possíveis

O Desafio da Natureza Urbana 2023 será realizado no município de São Paulo entre 28/4 e 1/5 (sexta a segunda), em uma ação promovida pela Ampara Animal, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Anualmente, durante quatro dias, as cidades participantes entram em uma competição colaborativa global, com um objetivo comum de motivar o máximo de pessoas a encontrar e documentar o maior número de seres vivos nos seus municípios através do aplicativo de ciência cidadã, iNaturalist.

Neste ano o evento terá a participação ao todo de 500 cidades espalhadas por 5 continentes, sendo 19 municípios em 13 estados brasileiros. A atividade visa a “ciência cidadã”, união entre pesquisa científica e a sociedade, que colabora voluntariamente na coleta de dados que possibilitam a ciência e a gestão pública, o desenvolvimento de estratégias de conservação da natureza.

O biólogo e gerente de pesquisas da Ampara Silvestre, Maurício Forlani, explica que “o Desafio da Natureza Urbana é uma oportunidade incrível do paulistano conhecer sua cidade de uma outra maneira. Vivemos numa selva de pedras, mas essa selva é viva e colorida, já registrei mais de 30 espécies diferentes de aves só na minha rua. São milhares de espécies que vivem em São Paulo e muitas podem ser vistas no jardim, na praça ou no parque urbano, basta o cidadão estar atento”.

Para participar basta baixar o aplicativo iNaturalist, criar sua conta, encontrar a biodiversidade, documentar e compartilhar. Qualquer registro durante o período é automaticamente contabilizado no Desafio.

Além dos benefícios para o público, o evento contribui com o avanço da ciência, sendo um grande exemplo de aplicação da ciência cidadã. “As pessoas espalhadas por diversos locais do planeta fazem um serviço de monitoramento da biodiversidade que os cientistas sozinhos jamais seriam capazes! Isso traz benefícios diretos para a conservação da biodiversidade, afinal é preciso conhecer para conservar e o Desafio da Natureza Urbana promove isso com maestria”, destaca Forlani.

Dentre as atividades, será promovida uma visita no Parque Natural Municipal Bororé, como explica o gestor da unidade e geógrafo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da SVMA, Maurício Marinho. Segundo ele, essa é uma unidade de conservação localizada na zona sul da cidade e que está inserida em outra, na Área de Proteção Ambiental - APA Bororé-Colônia. Para essa atividade, haverá um ônibus gratuito na segunda (1º de maio) e contará com guias capacitados para fazer as trilhas e registrar a biodiversidade dessa unidade. A programação será divulgada no Instagram da @amparasilvestre.

O município de São Paulo abriga uma grande biodiversidade. São 111 parques espalhados por todas as regiões da cidade e 11 unidades de conservação (9 com gestão direta da SVMA e 2 que são privadas e reconhecidas pela municipalidade). Segundo Luccas Longo, biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da SVMA, essas últimas, representam cerca de 40.000 hectares de áreas protegidas municipais e que em conjunto com outras áreas verdes, abrigam mais de 5.000 espécies de seres vivos.

Em sua primeira participação expressiva no evento no ano passado, a capital conseguiu se destacar entre as três cidades com maior número de registros totais do Brasil e empatou em primeiro lugar com Curitiba (PR), com 704 espécies registradas.

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens