Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 2 de Maio de 2023 | Horário: 14:45
Compartilhe:

Conheça os parques aniversariantes de maio

Áreas verdes das zonas sul e leste apresentam opções de lazer e esporte para os cidadãos

13/mai - Rapadura – 13 anos

O parque está localizado no bairro Jardim Têxtil, zona leste, foi criado para qualificar áreas de preservação do Córrego Rapadura, afluente do Rio Aricanduva e possui intervenções de contenção da margem do corpo d´água.

Sua área de 63.224 m² apresenta equipamentos de lazer e esporte como espaço de estar, gramados, quadras poliesportivas e pista de skate. A flora possui 108 plantas vasculares e a fauna é composta majoritariamente por aves.

 

28/mai - (Decreto) Ribeirão Caulim – 15 anos

A área é considerada estratégica para o fornecimento de água à Represa de Guarapiranga, uma das responsáveis pelo abastecimento da população da capital. O espaço de 3.213.000 m² está situado no Jardim São Rafael, zona sul.

A infraestrutura do local conta com campo sintético, playground, aparelhos de ginástica, pergolado e espaço para a terceira idade. A flora apresenta 84 plantas vasculares e em sua fauna foram registradas 90 espécies de aves e cinco de mamíferos.

 

28/mai - Mongaguá – 12 anos

O parque de 62.000 m², localizado no bairro Ermelino Matarazzo, zona leste, foi criado para garantir as áreas de preservação permanente do Córrego Mongaguá, afluente do Rio Tietê, e contribuir com a drenagem urbana da região.

Infraestrutura do espaço é composta por áreas para playground, pista de caminhada linear ao córrego e de skate, aparelhos de ginástica para terceira idade e quadra poliesportiva. Conta com 109 espécies vasculares em sua flora e na fauna são observadas aves frequentes da cidade.

 

29/mai - Alto da Boa Vista – 2 anos

O Parque Alto da Boa Vista está situado em Santo Amaro, zona sul, ali nasce o córrego Lavapés, como era conhecido e hoje é chamado de Poly.

A área de 31.000 m² contém bicicletário, rampa de acesso, praça com bancos, áreas de circulação e sanitários acessíveis. Foram registradas 61 espécies de aves na fauna do local e a flora é composta por três origens: nativa no município, exótica cultivada e exótica subespontânea.

 

30/mai - Severo Gomes – 34 anos

A área de 34.900 m², localizada na Grande Julieta, zona sul, é remanescente do loteamento de duas chácaras: Vila Elvira e Granja Julieta. Contempla 80 plantas vasculares e sua fauna compreende 95 espécies, sendo 29 insetos, um tipo de peixe e mais 60 espécies de aves.

O espaço possui playgrounds, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha para caminhadas, canteiros, aparelhos de ginástica, pista de cooper, áreas de estar e de preservação permanente, bicicletário e sanitários com acessibilidade. Possui também minibiblioteca de livros infantis e oferece regularmente trilhas monitoradas, atividades de educação ambiental e físicas.

 

 

A reportagem contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sústentavel (ODS) 15 (vida sobre a terra) 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens