Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 30 de Maio de 2023 | Horário: 14:44
Compartilhe:

Divisão da Fauna Silvestre adota novo protocolo para prevenção à gripe aviária na cidade de São Paulo

Medida visa detectar precocemente e conter a disseminação da doença

Após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) declarar no último dia 22 de maio estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, em função da detecção pelo vírus da influenza aviária em aves silvestres no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, ações preventivas se fazem necessárias em São Paulo.

A Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) está adaptando o protocolo para receber animais silvestres em suas duas unidades (Ibirapuera e CeMaCAS do RVS-Anhanguera). Aves aquáticas e migratórias, como marrecos, biguá, frango d´água, quero-quero, socó, garça e alguns gaviões deverão passar obrigatoriamente por triagem. A recomendação para os munícipes é não entrar em contato com essas aves mortas, caídas ou com comportamento diferente.

Caso aviste uma espécie nesse estado, informe, imediatamente, o local exato onde se encontra a ave ao Serviço Veterinário Oficial, pelo e-mail pesa@cda.sp.gov.br. A Inspetoria de Defesa Agropecuária de São Paulo pode ser acionada no telefone 11-5067.0593. Importante destacar que não há risco no consumo de ovos e carne de aves, já que a doença não é transmitida dessa forma.

Como parte do novo protocolo, a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) orienta os munícipes que antes de se encaminharem às unidades Ibirapuera e Anhanguera para a entrega de animais feridos ou em risco, solicitem primeiramente o número de acesso disponibilizado pelo Whatsapp (11) 95220-0219 ou pelo telefone (11) 3885-6669.

Gripe Aviária

A Gripe Aviária é causada pelo Alphainflenzavirus influenzae, pertencente à família Orthomyxoviridae e pode infectar humanos, mas não há relatos de transmissão entre indivíduos no Brasil. A infecção pode ocorrer diretamente (contato com ave contaminada) ou indiretamente (água ou objetos contaminados) e, na maioria dos casos, é assintomática.

 

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Boa saúde e Bem-estar), 14 (Vida debaixo d'água) e 15 (Vida sobre a terra).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens