Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 1 de Junho de 2023 | Horário: 12:42
Compartilhe:

Confira quais são os doze parques aniversariantes neste mês de junho

Frequentadores podem curtir as áreas verdes em todas as regiões da cidade

4/6 Ecológico Chico Mendes – 34 anos

Localizado na zona leste, o Ecológico Chico Mendes celebra 34 anos de existência. Fundado em 1989, ele possui uma área de 60 mil m², na Vila Curuçá Velho. O espaço é composto por trilhas, playgrounds, quadras de futebol e um lago.

Além da área de lazer, o local abriga dezenas de espécies tanto de fauna, quanto de flora, sendo objeto de estudo para pesquisadores. O nome do parque homenageia o ambientalista Chico Mendes, internacionalmente conhecido pela defesa das pautas ecológicas.

 

5/6 Pinherinho D´Água – 14 anos

Com uma área de 250 mil m², o Parque Pinheirinho D´água é umas principais opções de lazer de Pirituba, na zona norte. O local dispõe de pistas de caminhadas, quadras poliesportivas, churrasqueiras e pistas de skates.

O parque foi fundado em 2009, resultado de uma solicitação da comunidade, com intuito de preservar a região. Em sua fauna, foram registradas 93 espécies, sendo que 70 delas são aves. Já na flora, a vegetação é composta por remanescentes da Mata Atlântida, com mais de 135 exemplares catalogados. O parque possui, também, um mirante para o Pico do Jaraguá.

 

 

13/6 Linear Itaim Paulista – 14 anos

Comemorando 14 anos de existência, o Parque Linear Itaim possui uma área de 68 mil m². Em parceria com a Subprefeitura Itaim Paulista, o surgimento desse espaço veio a partir do interesse na preservação permanente do Córrego Itaim.

As aves constituem maior parte da fauna do parque, já a flora possui arborização esparsa e vegetação ruderal no incline do córrego. Sua infraestrutura é composta por pistas de skate, gramados e quadras poliesportivas, garantindo lazer aos visitantes.

 

 

17/6 Linear Água Vermelha – 14 anos

Localizado no Jardim Maragaia, zona leste, o Parque Linear Água Vermelha celebra seu 14º aniversário. A área se destaca por sua extensão (126mil m²) e por seu espaço de lazer com campo de futebol, pista para caminhada, mesas de jogos e pistas de skate.

A fauna é composta, principalmente, por aves. Já a vegetação possui variadas espécies, inclusive duas em ameaça de extinção: a jequitibá-rosa e o pau-brasil.

 

 

 

18/6 Luís Carlos Prestes – 33 anos

Homenageando Luís Carlos Prestes, líder revolucionário brasileiro, o parque se localizada no Butantã, zona oeste da cidade. Fundada em 1990, a área é composta por uma flora de Mata Atlântica em estágio inicial e fauna com mais de 60 espécies.

Em sua extensão de 27 mil m², o parque possui churrasqueiras, trilhas e playgrounds.

 

 

18/6 Ecológico de Campo Cerrado – 13 anos

Celebrando 13 anos, o Ecológico do Campo Cerrado – Alfred Usteri foi o primeiro parque desenvolvido para a conservação da flora campestre na cidade. Com uma área de 13mil m², o local homenageia o botânico Alfred Usteri.

A finalidade do parque é para pesquisa científica, dessa forma, é fechado ao público. Ele possui uma flora e uma fauna ricas, com dezenas de espécies, contendo, até mesmo, aves exóticas.

 

 

20/6 Tenente Brigadeiro Faria Lima – 19 anos

Inaugurado em 2004, o parque Tenente Brigadeiro Faria Lima completa 19 anos. Situado na região da Vila Maria, na zona norte, o local dispõe de uma área com mais de 50 mil m², com campo de futebol, playground e quadras poliesportivas.

Além do lazer, o espaço abrange uma flora com mais de 70 exemplares, incluindo o pau-brasil, que está ameaçado de extinção. Já sua fauna conta com 34 espécies de aves.

 

 

20/6 Altos da Baronesa – 11 anos

Inaugurado em 2012, o parque abriga uma Área de Preservação (AP) da Mata Atlântica, na região do M´Boi Mirim, na zona sul. Sua flora conta com vegetação aquática, brejo e campo antrópico, enquanto a fauna abriga dezenas de espécies de aves.

Localizado dentro da Área de Mananciais da Represa Guarapiranga, o parque ocupa uma área de 24 mil m² e possui finalidade de pesquisa científica, sendo assim, é fechado ao público.

 

 

 

21/6 Vila do Rodeio – 19 anos

Com mais de 600 mil m² de extensão, o parque Vila do Rodeio é um dos principais pontos de lazer da Cidade Tiradentes, zona leste. O espaço conta com campo de futebol, pista de skate, ciclovia e quadras poliesportivas.

O local foi fundado em 2004, com a finalidade de preservação das três nascentes do Córrego do Rodeio, que cortam o parque. Assim, ele dispõe de uma flora riquíssima, com mais de 152 espécies. A fauna é diversificada, composta por papagaios, gambás, serpentes e borboletas.

 

 

25/6 Vila Guilherme – 37 anos

Ativo desde 1986, o parque Vila Guilherme é um dos mais tradicionais da zona norte. Com uma área de 65 mil m², o local dispõe de diversos espaços culturais, contando com atividades de educação ambiental e de incentivo à leitura.

Com mais de 109 exemplares vegetais, contém uma flora composta por áreas ajardinadas e jardim sensitivo. Já sua fauna dispõe de 88 espécies, entre moluscos, aracnídeos e aves.

 

 

26/6 Vila dos Remédios – 44 anos

Inaugurado há 44 anos, o parque Vila dos Remédios é um dos mais conhecidos na zona oeste. Localizado na região da Lapa, pertencia a Congregação Franciscana Filhas da Divina Providência até 1976, quando foi cedido à Prefeitura que, três anos depois, criou a área verde.

Com mais de 100 mil m², foi considerado Patrimônio Natural em 1989, com árvores imunes ao corte. Sua flora é composta por estágio médio de sucessão de Mata Atlântica, com 153 espécies registradas. Enquanto isso, foi observada na fauna 77 tipos de insetos, peixes e aves.

O parque dispõe de uma mina d´água, trilhas, playgrounds, quadras poliesportivas e um lago.

 

 

 

27/6 Feitiço da Vila – 8 anos

Localizado no Campo Limpo, zona sul, o parque Feitiço da Vila completa oito anos. O local dispõe de uma área de 38 mil m², contando com playground, bancadas para trabalhos práticos e um auditório. São dezenas de espécies de fauna e flora.

Seu nome homenageia o título da composição de Noel Rosa, “Feitiço da Vila”, de 1934.

 

 

 

Esta reportagem contempla o ODS 15 (Vida sobre a terra).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens