Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 19 de Junho de 2023 | Horário: 13:28
Compartilhe:

Em parceria com a cidade de Milão, São Paulo desenvolve projeto piloto de regeneração urbana que tem como modelo o Complexo do Gasômetro, no Brás

Cooperação busca promover a conectividade social e a implantação de áreas verdes no bairro

A cidade de São Paulo, em parceria com a prefeitura de Milão (Itália), desenvolveu um projeto piloto de regeneração urbana que pode ser aplicado no Complexo do Gasômetro, no bairro do Brás. A ação é mediada pela IURC (Cooperação Regional Urbana Internacional), órgão criado pela União Europeia focado no desenvolvimento sustentável de municípios ao redor do mundo. O objetivo é revitalizar zonas pós-industriais e transformá-las em áreas prósperas para sustentabilidade e inclusão social.

 

Casa da Retortas, no Brás, São Paulo

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e a prefeitura de Milão iniciaram um estudo comparativo entre as cidades, que permitiram traçar um contexto de semelhança para a elaboração de um guia do projeto. Durante a análise, os idealizadores trocaram conhecimento sobre áreas pós-industriais, que permitiu planos de integração para trabalhos futuros.

São Paulo busca a regeneração do Complexo do Gasômetro devido ao potencial cultural da região, já que é situado no centro da cidade - área rica em arte e cultura urbana. A regeneração pretende desenvolver áreas do Brás, como a Casa das Retortas e o Parque Dom Pedro II.

Projeto de regeneração do Complexo do Gasômetro, Brás

Para Rodolfo Maiche, analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, da SVMA, “o desenvolvimento do projeto será benéfico para todos, tanto aos habitantes do Brás, na melhora do lazer na região, quanto para a sociedade, com mais uma área verde no munícipio”.

Agora, o guia está em divulgação na IURC e pela SVMA. O intuito dos elaboradores é que possa ser replicado em outras cidades na América Latina e ganhar apoio para sua execução.

 

A reportagem contempla os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 11 (Cidades comunidades sustentáveis), 13 (Combate as mudanças climáticas) e 17 (Parceira em prol de metas).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens