Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Trilha pedagógica na área de implantação do Monumento Natural Pico do Votussununga localizado no Parque Morro do Cruzeiro recebe estudantes da zona leste
Uma caminhada ecológica promovida por educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Felício Pagliuso com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) - por meio das Divisões de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA) e Difusão de Projetos em Educação Ambiental (UMAPAZ/DDPEA) - foi realizada com alunos do 6° ao 9° ano, entre 25 e 29 de julho na trilha do “Pico do Votussununga" - Monumento Natural (em Tupi Guarani "onde o vento sopra forte").
Esse é o terceiro local mais alto do município de São Paulo com 990m de altitude, ele está situado no Parque Morro do Cruzeiro, um dos 11 sítios da geodiversidade da capital, que está em implantação na Subprefeitura de São Mateus, zona leste.
A trilha interpretativa da geodiversidade, sinalizada com 10 painéis informativos, resgata a história da formação geomorfológica e vida local, em percurso com aflorações minerais em amostragens que identificam aspectos naturais e culturais do solo, da paisagem e da vida local.
Participaram cerca de 200 alunos do ensino fundamental, que foram monitorados pelos técnicos da SVMA em colaboração com os professores presentes.
“A educação ambiental associada à implantação da unidade é fundamental para ampliar o conhecimento da importância desse patrimônio ambiental da cidade de São Paulo. Quando se desconhece a história natural dificilmente é dada a importância devida dos atributos ambientais. Dessa maneira, a difusão do conhecimento por meio da educação do patrimônio ambiental é garantir a qualidade sustentável da cidade”, relata o diretor da Divisão de Patrimônio Ambiental, Rodrigo Martins.
A SVMA, no âmbito do Projeto Demarca e GTI Geossítios, implantou 14 placas com informações da geografia, geologia, biologia e paisagens do local, numa trilha pedagógica de educação ambiental (conforme croqui abaixo) sobre a importância da conservação e preservação desse geopatrimônio.
As trilhas são autointerpretativas e promovem a reflexão sobre a natureza para o desenvolvimento pessoal, além de despertar o interesse sobre o meio ambiente, elevando a consciência ambiental para preservação desta e das futuras gerações.
A reportagem contempla os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 4 (educação de qualidade), 15 (vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol das metas).
Siga a SVMA nas redes sociais