Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Saiba como funciona o trabalho de voluntariado nos parques municipais
A cidade de São Paulo conta com 111 parques municipais, neles ocorrem diversas atividades, como: aulas de zumba, futebol, danças, treinos funcionais, ginástica, pilates, capoeira e yoga. Essas ações muita das vezes são realizadas voluntariamente por professores e profissionais que têm vontade de proporcionar mais opções de lazer para os frequentadores.
Para aqueles que têm interesse em fazer trabalho voluntário nas áreas verdes o procedimento é bem simples:
- Vá até o parque desejado;
- Converse com o gestor e explique a ação proposta;
- Ele analisará as atividades já existentes e as condições do local e então decidirá se é possível a realização;
- Caso a resposta seja positiva o administrador apresenta o termo de autorização para o voluntário e com a assinatura feita encaminha para a Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA);
- Após a confirmação as ações poderão ser realizadas conforme o combinado e terão a divulgação no site da SVMA, por meio deste link.
Essa iniciativa é importantíssima para a população, trazendo benefícios físicos, mentais e sociais para os participantes.
A fisioterapeuta Sarai Maria, que oferece atividade de ginástica laboral pelo “Projeto Mexa-se pela Vida” uma vez por mês aos domingos no Parque Linear Ribeirão Cocaia desde outubro de 2021 e que recebe em média 25 pessoas, relatou um pouco de sua experiência como voluntária nos parques municipais: “é uma oportunidade na qual posso dar minha contribuição aos frequentadores mais vulneráveis e à comunidade da região. Com essa experiência percebi que outros profissionais, até mesmo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Três Corações, começaram a desenvolverem o mesmo trabalho durante a semana. Eu como fisioterapeuta tenho satisfação em liderar essa iniciativa”.
Além das atividades programadas, os parques oferecem também um contato com a natureza e a biodiversidade de fauna e flora, que garante ao visitante um passeio diferente do habitual da cidade.
A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas).
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk