Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 22 de Março de 2024 | Horário: 15:54
Compartilhe:

Prefeitura organiza Festa do Agricultor no Parque Linear Parelheiros: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente terá estande no evento

Visitantes poderão usar óculos de realidade virtual e vivenciar a Mata Atlântica. Participantes do Programa de Pagamentos de Serviços Ambientais vão receber certificados

 



 

Para celebrar o Dia Mundial da Agricultura (20), a Prefeitura de São Paulo prepara um evento especial no próximo fim de semana (23 e 24), no Parque Linear Parelheiros, extremo sul da capital.

Diversas barracas estarão expostas no local, uma delas de responsabilidade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que proporcionará aos visitantes ter a experiência por meio de um óculos de realidade virtual, de como é estar em meio à Mata Atlântica fechada. Além disso, haverá distribuição de sementes de mudas ornamentais: qualquer um poderá recolhê-las gratuitamente no local. Os participantes do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) receberão certificados no dia 24/03, às 18h, por contribuir com a preservação do meio ambiente.

A Festa do Agricultor contará com uma programação de atividades para adultos e crianças, desde passeios a cavalo até gincana para quem atua no meio rural.

A comemoração destaca, ainda, a importância e relevância da região sul de São Paulo no âmbito de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e agricultura familiar, assim como a realização de melhorias contínuas aos cidadãos e empreendedores.

Haverá também uma feira expositiva no local, na qual vários produtores e instituições vinculadas à agricultura e turismo poderão vender produtos, gerar negócios e se apresentar à população.

Projeto Semeando Negócios
O Projeto Semeando Negócios também terá uma grande barraca expositora no evento, na qual será possível realizar inscrições para ações do projeto. Ele consiste em uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento de São Paulo (ADE SAMPA), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região sul da cidade de São Paulo através do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as atividades agrícolas dali e o fomento a cadeias produtivas de interesse socioambiental, como o turismo de vivência rural e o beneficiamento de produtos naturais.

O evento realizado pela Prefeitura de São Paulo através da Secretaria de Relações Internacionais conta com a parceria da ADESAMPA, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Subprefeitura de Parelheiros, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

O objetivo do evento é reconhecer, valorizar e divulgar a agricultura da zona sul de São Paulo, o Polo de Ecoturismo de São Paulo, as Áreas de Proteção Ambiental – APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, Parques Naturais e áreas protegidas, oferecer atrações e informações de interesse do produtor local, fortalecer organizações locais que atuam na região com os temas, oferecer lazer e informações para a população local de Parelheiros.

 

Serviço:
Festa do Agricultor: O extremo Sul no centro da sustentabilidade: agricultura, turismo, renda e meio ambiente

Datas: 23/03 (sábado) e 24/03 (domingo)

23/03 (sábado)

·         Horário: das 12h às 19h

·         Local: Parque Linear Parelheiros - Rua Terezinha do Prado Oliveira - Jd. Novo Parelheiros

24/03 (domingo)

·         Horário: das 12h às 22h

·         Local: Parque Linear Parelheiros - Rua Terezinha do Prado Oliveira - Jd. Novo Parelheiros

 

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 17 (Parcerias e meios de implementação) .

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens