Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 4 de Novembro de 2024 | Horário: 16:55
Compartilhe:

Nova espécie de árvore é descoberta na cidade de São Paulo

Exclusiva da zona sul da capital, Eugenia rufula foi coletada há 10 anos pelo Herbário Municipal

Foto de Amostra da nova espécie com flores, depositada no acervo do Herbário Municipal de São Paulo
Fotográfo Daniel Reis / SVMA - Amostra da nova espécie com flores, depositada no acervo do Herbário Municipal de São Paulo

Desde 2014, a equipe do Herbário da Prefeitura de São Paulo realiza pesquisas sobre uma planta que não correspondia a nenhuma outra já conhecida. Pertencente à família das mirtáceas, Eugenia rufula é próxima das pitangueiras e jabuticabeiras.

Com altura entre oito e dez metros, só foi encontrada em Marsilac – no extremo sul da capital paulista. Dona de frutos vermelhos e comestíveis, é própria de região montanhosa e de mata fechada.

Foto Polo de Ecoturismo de São Paulo - Mata Atlântica e Cachoeira da Usina em Marsilac
Creative Commons/Henrique Boney - Polo de Ecoturismo de São Paulo - Mata Atlântica e Cachoeira da Usina em Marsilac

Eduardo Hortal Pereira Barreto, biólogo, analista de meio ambiente, coordenador do Herbário Municipal e um dos autores da publicação, comentou sobre o tema em entrevista: “Na época [da descoberta], eu não consegui enquadrar ela em nenhuma outra espécie do gênero Eugenia, e aí ficou por vários anos sem um nome completo. Até que, em 2023, entrei em contato com os pesquisadores Marcos Sobral e Mariana Bunger, que são especialistas no grupo. Eles também não conheciam a planta e foi o que levou a gente a concluir que seria uma nova espécie”.

Em agosto deste ano, o estudo foi publicado na Phytotaxa – uma das principais revistas botânicas do mundo. Até o momento, apenas cinco indivíduos da espécie foram encontrados em um único fragmento florestal da zona sul do município. Apesar da deficiência de dados, acredita-se que não existam muitos outros exemplares espalhados pela natureza.

Foto do fruto maduro da Marsilac
Foto da Um dos cinco exemplares da árvore descobertos em Marsilac, na zona sul da capital; (2) Fruto maduro da planta

Eduardo Barreto/SVMA - (1) Um dos cinco exemplares da árvore descobertos em Marsilac, na zona sul da capital; (2) Fruto maduro da planta

Do latim ao português

“A gente não tem nenhuma ideia de um nome popular”, afirma Eduardo. Por ser nativa de uma mata conservada, com difícil acesso, é pouco provável que alguma população tenha tido contato com essa árvore, o que a deixa carente de um apelido conhecido. Atualmente, é identificada somente pela denominação científica.

Eugenia é um dos  gêneros que integra as plantas da família Myrtaceae. “Rufula vem do latim, rufus, que significa avermelhado ou ruivo. Ela tem uma pilosidade [avermelhada] na inflorescência e nas folhas, o que fez com que a gente desse o nome Eugenia rufula para ela”, completa o biólogo. 

No final da conversa, o biólogo sugeriu uma enquete para apelidar a mais nova integrante da flora paulistana. Você pode dar sua sugestão no Instagram da SVMA.

Entrevistamos o Biólogo Eduardo Hortal Pereira Barretto que trabalha no Herbário Municipal e está diretamente envolvido na descoberta. Confira o vídeo abaixo:

 

Siga a SVMA nas redes sociais 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube

collections
Galeria de imagens