Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 13 de Março de 2025 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Obras em parques municipais recebem materiais e técnicas sustentáveis

Madeira sintética, tetos verdes e novo sistema de captação de luz natural são alguns dos recursos utilizados na construção civil dos espaços públicos
A foto mostra um prédio de madeira comprido com telhado curvo, elevado do chão por pilares. Grandes janelas retangulares são visíveis. À esquerda, uma passarela leva a pessoas reunidas. Na frente, há um canteiro retangular com plantas. Ao fundo, árvores densas e céu claro com nuvens. A cena transmite tranquilidade e contato com a natureza.

Acervo SVMA

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) tem implementado materiais e técnicas sustentáveis nas obras realizadas em parques municipais, priorizando a preservação ambiental. Desde 2021, foram entregues 11 novos parques, enquanto outros 50 receberam ações de revitalização, e todos contemplados com estes recursos especiais de construção civil, bem como as seis obras em andamento. 

Os projetos adotam metodologias que incluem o reaproveitamento de estruturas e elementos construtivos, além do uso de materiais sustentáveis, como a madeira sintética produzida a partir de resíduos plásticos reciclados, lâmpadas de LED, madeira laminada colada, sensores para torneiras, bacias sanitárias com caixa acoplada, tetos verdes e sistema de “sheds” para captação de luz natural.

Além dos materiais sustentáveis, as obras incorporam técnicas baseadas na natureza, promovendo eficiência energética, redução do impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida. 

As wetlands construídas, por exemplo, são áreas alagadas que contribuem para o tratamento natural de águas residuais, reduzindo ou eliminando a necessidade de tratamento químico. Também ajudam a melhorar a qualidade da água ao remover poluentes e controlar enchentes em períodos de chuvas intensas. 

A ventilação natural é outra técnica adotada, melhorando a qualidade do ar interno ao reduzir a concentração de CO₂ e odores, além de auxiliar na regulação térmica e diminuir a necessidade de ar-condicionado, gerando economia de energia. Já as claraboias maximizam a entrada de luz natural, reduzindo o uso de iluminação artificial durante o dia e promovendo espaços mais confortáveis e sustentáveis.

A energia solar também está presente nas construções, permitindo que algumas edificações se tornem autossuficientes em eletricidade, reduzindo a emissão de carbono e os custos operacionais. Outra solução adotada é a edificação suspensa, que minimiza a necessidade de escavações e alterações no terreno, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, essa técnica melhora a ventilação e reduz a umidade nos edifícios.

O círculo de bananeiras, uma solução baseada na permacultura, contribui para a conservação do solo, evitando erosões e promovendo a biodiversidade ao atrair espécies nativas. Já os tetos verdes auxiliam na regulação térmica, diminuindo a necessidade de equipamentos de climatização e contribuindo para a mitigação do efeito de ilha de calor nos centros urbanos. Além de atuarem como isolantes acústicos, essas coberturas promovem o aumento da biodiversidade local.

A imagem mostra o ícone da ODS 7 “energia limpa e acessível”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de um sol com um botão de energia no meio A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro A imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos

Siga a SVMA nas redes sociais   

ícone do Instagramícone do Facebookícone do Youtube

 

collections
Galeria de imagens