
Oficina • Presencial
Oficina de Ganzá Ecológico
Data: 24/05/2025. Sábado
Horário: 10:00 às 12:00
Descrição
Que tal participar de uma oficina para construir seu próprio ganzá, através da reutilização de potes plásticos e de sementes? Associar a música nas brincadeiras com as crianças traz uma série de benefícios para a coordenação motora, expressão corporal, socialização e alfabetização. Além disso, estimula a criatividade, desenvolve a expressão emocional, a confiança, contribui para a formação de caráter e aproxima as crianças das diversas manifestações culturais. Alguns estudos citam o instrumento como “afro-indígena”. Mario de Andrade, por exemplo, considerou em suas pesquisas que o ganzá seria de origem africana. Na região do Congo, foi registrada uma dança típica com o mesmo nome. Relativamente fácil de ser confeccionado, se origina a partir de um instrumento cilíndrico e oco, contendo grãos, pequenos fragmentos de pedras, sementes, etc. A maneira de tocar o ganzá, agitado para frente e para trás, fazendo com que o material interno se mova e produza o som, se assemelha ao maracá, típico chocalho indígena.
Objetivo
- Realizar a confecção de um instrumento musical (ganzá) reutilizando frascos plásticos e sementes.
- Contextualizar a origem e história do instrumento e sua importância cultural.
- Apresentar instrumentos musicais indígenas (maracá) que também utilizam sementes em sua elaboração.
- Reforçar os princípios de sustentabilidade (reutilização de embalagens, uso de recursos naturais disponíveis).
Bibliografia
http://plone.ufpb.br/labeet/contents/acervos/categorias/idiofones/ganza
Coordenação
Adriana Matangrano, Ruth Weg, Anderson Silva e Thabata Soares Damasceno Dos Santos
Facilitação
Anderson Silva
Graduado e licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em ensino de astronomia. Iniciei minha carreira como profissional técnico de enfermagem atuando no SUS por 8 anos. Como educador, lecionei a disciplina de ciências da natureza por 14 anos atendendo crianças, jovens e adultos na rede municipal de ensino de São Paulo. Atualmente faço parte do programa Aventura Ambiental buscando promover a necessária integração entre saúde, educação e meio ambiente.
Thabata Soares Damasceno Dos Santos
Mestre em Ecologia e Evolução pela UNIFESP, especialista em Pedagogia da Cooperação pela UNIP e bacharel em Ciências Biológicas pela UNIFESP. Atuou como professora de Ciências Naturais da rede municipal de São Paulo entre 2018 e 2024, sempre realizando projetos interdisciplinares sobre hortas urbanas e meio ambiente. Atualmente é Educadora Ambiental do Programa Aventura Ambiental e integra a equipe da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) da UMAPAZ. Além da atuação na prefeitura, já trabalhou com perícia e consultoria ambiental. É fundadora do projeto socioambiental Fonte do Ser e atuou como educadora na ONG LiveLab Inovação Social.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Crianças de 4 a 6 anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Vagas: 15.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: Não
Necessidade de inscrição: Sim.