
Vivência • Presencial
Oficina de Tintas Naturais com Contação de Histórias
Data: 26/05/2025. Segunda-feira
Horário: 13:00 às 16:00
Descrição
A atividade se iniciará com uma contação de história, chamada ''Em cantos da mata'', baseada nos sons reproduzidos pela floresta adentro, incorporando personagens das histórias passadas de geração em geração nas rodas de coco populares, que descrevem a vida cotidiana na mata, seus desafios e diversões vividas por seus moradores, que se transformam em canções trazidas de regiões do nordeste. Após a contação de história, as crianças participarão da produção de tintas naturais utilizando elementos encontrados na natureza. Ao final da produção, será realizada uma atividade de desenho de observação pelo Viveiro Manequinho Lopes, com paradas em locais estratégicos, incentivando a criatividade e a conexão com a natureza.
Objetivo
Estimular a preservação da cultura popular, a criatividade e a consciência ecológica por meio da produção artesanal de tintas naturais, a conexão com a natureza, a educação sensorial, o enriquecimento da identidade local e a promoção do senso de comunidade. A experiência também busca apresentar formas sustentáveis de expressão artística, aproximando as crianças dos processos naturais e dos materiais encontrados no ambiente. Além disso, promove a valorização das cores presentes na biodiversidade do Viveiro Manequinho Lopes e incentiva o olhar atento para detalhes da natureza.
Coordenação
Anderson Ramos da Silva, Mayara Parolo Colombo Reibaldi, Thabata Soares Damasceno dos Santos
Facilitação
Anderson Ramos da Silva
Graduado e licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em ensino de astronomia. Iniciei minha carreira como profissional técnico de enfermagem atuando no SUS por 8 anos. Como educador, lecionei a disciplina de ciências da natureza por 14 anos atendendo crianças, jovens e adultos na rede municipal de ensino de São Paulo. Atualmente faço parte do programa Aventura Ambiental buscando promover a necessária integração entre saúde, educação e meio ambiente.
Lyon Sekhmet da Silva Santos
Arte educador y artesão. Atualmente graduando em Gestão Ambiental pela Usp Leste/Sp, trabalha como autônomo em sua própria linha de Biojoias, a Mandinga Antiga: Linha de encantarias que falam sobre a biodiversidade do território de Pindorama y África e estagia na UmaPaz que trabalha com projetos de educação ambiental e reflorestamento. Atuou ativamente no coletivo CAP voltado a produção de eventos como: Grafite, Batalha de rima e saraus desde 2018 no bairro Pimentas/ Guarulhos. Em 2024 , trabalhou na produção de artesanatos do coletivo Acervo Pindoreta e atuou no espetáculo do Coletivo Corpo Buraco Negro. Participou também de uma ação feita para o Nois na Tira, junto com o Coletivo Politize para adolescentes da Cidade Tiradentes. Realiza contação de histórias sobre Mapinguari, entidade encantada dos povos originários.
Thabata Soares Damasceno Dos Santos
Mestre em Ecologia e Evolução pela UNIFESP, especialista em Pedagogia da Cooperação pela UNIP e bacharel em Ciências Biológicas pela UNIFESP. Atuou como professora de Ciências Naturais da rede municipal de São Paulo entre 2018 e 2024, sempre realizando projetos interdisciplinares sobre hortas urbanas e meio ambiente. Atualmente é Educadora Ambiental do Programa Aventura Ambiental e integra a equipe da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) da UMAPAZ. Além da atuação na prefeitura, já trabalhou com perícia e consultoria ambiental. É fundadora do projeto socioambiental Fonte do Ser e atuou como educadora na ONG LiveLab Inovação Social.
Equipe do Programa Aventura Ambiental
Estudantes graduandos de diversas formações, compondo uma equipe multidisciplinar, com olhar holístico para a natureza e seus processos:
-Gustavo Henrique Mosso
-João Pedro Cleves Andrade
-Julia Romeo Chonso
-Juliana Bettini Verdiani Cizauskas
-Maria Eduarda de Paula Fernandes
-Paulo Sergio de Oliveira Junior
-Victor Coelho dos Santos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Crianças, seus familiares e interessados em vivências com a infância.
Vagas: 20.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Necessidade de inscrição: Sim.