
Palestra • Presencial
PANORAMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP
Data: 02/06/2025. Segunda-feira
Horário: 14:00 às 17:00
Descrição
A palestra é fruto da dissertação de mestrado pela UNIFESP Diadema que com teve como objetivo compreender como as agendas públicas de Educação Ambiental foram implementadas no município de São Paulo nas últimas três décadas, por meio do diagnóstico dos documentos de Educação Ambiental, resgate histórico das políticas públicas, bem como a identificação e verificação de estratégias de acompanhamento a partir da Política Municipal de Educação Ambiental. A análise da implementação e acompanhamento das agendas públicas de Educação Ambiental em São Paulo revelou avanços significativos desde os anos 1990, com a criação de políticas alinhadas a diretrizes nacionais e internacionais, culminando na Política Municipal de Educação Ambiental de 2014. No entanto, o município enfrenta desafios persistentes, como a fragmentação institucional e a fragilidade no monitoramento, que impactam a efetividade das ações. A necessidade de maior participação social, investimento em Educação Ambiental e fortalecimento da comunicação intersetorial são cruciais para superar essas fragilidades e garantir a concretização dos planos socioambientais em uma metrópole complexa como São Paulo.
Objetivo
Compartilhar os avanços e desafios das Políticas Públicas Educação Ambiental no intuito de fornecer subsídios para a construção de agendas socioambientais mais impactantes, além de provocar uma reflexão sobre o acompanhamento de iniciativas, projetos e programas voltadas para a gestão do meio ambiente da cidade de São Paulo
Bibliografia
ANDRADE, Daniel Fonseca de; LUCA, Andrea Quirino de; CASTELLANO, Maria; RISSATO, Guntzel Rissato.; SORRENTINO, Marcos. Da pedagogia à política e da política à pedagogia: uma abordagem sobre a construção de políticas públicas em educação ambiental no Brasil. Ciências & Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 817-832, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400004. Acesso em: 12 mai. 2024.
BIASOLI, Semíramis. BRIANEZI, Thaís. Enfrentar a emergência climática inclui investir em educação ambiental de qualidade. Centro Soberania e Clima. Brasília. 2024. 20p. Disponível em: https://soberaniaeclima.org.br/wp-content/uploads/2024/08/Artigo-Semiramis-Biasoli-03.pdf Acesso em: 24 jan. 2025.
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RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andrade.; BIASOLI, Semíramis.; BRANCO, Evandro Albiach; SORRENTINO, Marcos. Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis. Piracicaba: MH-Ambiente Natural, 2019. 480 p. ISBN 978-85-54939-03-8. DOI 10.29327/510289. Disponível em: https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2020/01/livro-MonitoraEA-2.pdf. Acesso em: 25 nov.2022
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SECCO, Ana Paula Lolato; CAMARGO NETO, Elizeu Soares de; NEIMAN, Zysman. A Educação Ambiental como ponto de partida nas Políticas Públicas. In: RABINOVICI, Andréa.; NEIMAN, Zysman. (Org.). Princípios e práticas de educação ambiental. Diadema: V&V Editora, 2022. 160 p. ISBN 978-65-88471-39-5. DOI: 10.47247
SILVA, Rosana Louro Ferreira; GRANDISOLI, Edson. ODS 4 – Educação de qualidade. In: FREY, Klaus; TORRES, Pedro Henrique Campello; JACOBI, Pedro Roberto; RAMOS, Ruth Ferreira (Org.). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Desafios para o planejamento e a governança ambiental na Macrometrópole Paulista. Santo André: Editora UFABC, 2020. p.93-104. ISBN: 978-65-990173-5-3. Disponível em: https://pesquisa.ufabc.edu.br/macroamb/objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel-desafios-para-o-planeja
Conteúdo programático
- Embasamento teórico da Educação Ambiental, revisitando sua a natureza transdisciplinar da EA;
- Conceitos e requisitos essenciais das Políticas Públicas;
- Metodologias e estratégias empregadas da pesquisa,
- Detalhamento da história política da EA em São Paulo até 2023, a identificando as agendas que se conectam com a Política Municipal de Educação Ambiental;
- Avaliação dos atributos que influenciam na implementação e acompanhamento das iniciativas utilizando os critérios adaptados da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA);
- Rumos das políticas de EA na cidade de São Paulo e os avanços e desafios na elaboração e implementação de agendas verdes e socioambientais, trazendo a Educação Ambiental como elemento central;
- Reflexão sobre os avanços históricos da EA, aspectos promissores, lacunas e possibilidades na implementação e acompanhamento das políticas públicas.
Coordenação
Andrea de Almeida Bossi
Facilitação
Andréa de Almeida Bossi
Ecóloga, especialista em Educação Ambiental e mestra em Análise Ambiental Integrada pela Unifesp. Atuou por 13 anos em projetos e programas socioambientais, além de consultorias na elaboração de materiais paradidáticos com a temática ambiental. Desde 2011 é Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo com experiência nas áreas de fiscalização, licenciamento, gestão de parques e, atualmente, na educação ambiental como educadora da UMAPAZ. Entre outras atividades, coordena o Curso de Especialização “Educação Socioambiental e Sustentabilidade” em parceria com a Unifesp.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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Sobre
Público: Servidores públicos , educadores ambientais e pessoas interessadas.
Vagas: 60.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Necessidade de inscrição: Sim.