Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Chácara do Jockey promove “Dança Circular no Redondel”

Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
O Parque Chácara do Jockey, na zona oeste de São Paulo, promove mensalmente a “Dança Circular no Redondel”, atividade gratuita e voltada à união e ao fortalecimento dos laços entre seus frequentadores. A iniciativa é gratuita e realizada todo o primeiro domingo do mês, das 10 às 12 horas, ministrada pela voluntária Fifi Pera.
A Dança Circular, originária do trabalho do coreógrafo alemão-polonês Bernhard Wosien, tem se popularizado no Brasil e é realizada em espaços como parques, escolas, universidades, hospitais e outros pontos de encontro comunitários. Ao contrário de uma dança focada em passos técnicos, o propósito é criar uma vivência coletiva, em que os participantes se conectam ao ficar de mãos dadas e colaborar uns com os outros.
A atividade é promovida em uma estrutura chamada "Redondel", uma grande área circular que oferece aos participantes da dança um espaço coberto. A construção remonta à época em que o local era utilizado pelo Jockey Club de São Paulo para o treinamento de cavalos. Com a transformação do espaço em parque, a preservação do Redondel se tornou um símbolo do patrimônio histórico e cultural da região.
HISTÓRICO DO PARQUE
O Parque Chácara do Jockey tem uma longa trajetória que remonta a 1946, quando foi adquirido como a Chácara Ferreira. No entanto, foi no Jockey Club que o local foi reconfigurado para atividades relacionadas ao hipismo. Nos anos 1970, a área passou a ser usada para a formação de atletas da base, sendo conhecida por abrigar o projeto "Pequeninos do Jockey". Apenas em 2014, após a inatividade do espaço, a Prefeitura de São Paulo assumiu a área, atendendo a uma antiga demanda da comunidade local pela criação de um parque público.
Hoje, além de seu valor histórico e cultural, o parque se tornou um importante ponto de convivência e integração para a população, recebendo cerca de 25 mil visitantes por ano. O equipamento está localizado na avenida Professor Francisco Morato, altura do número 5.300, no bairro Vila Sônia. Está aberto todos os dias ao público, das 6 às 20 horas.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk