Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Linear Jd. São Francisco
Leste
Parque Linear Jd. São Francisco/Piratininga
Rua Guira Acangatará s/n – Jd. São Francisco/Piratininga
Decreto de criação 57.737 de 16 dezembro de 2016
Distrito de Cangaiba, Subprefeitura Penha
Área: 24.000 m²
Inauguração 16/06/2024
Aberto diariamente 24 horas
INFRAESTRUTURA
Sala de Administração com banheiros; área de lazer e convivência com área de descanso com mesas, bancos e pergolados. Possui um complexo esportivo formado por 4 quadras (1 basquete street e 3 poliesportivas); parque infantil lúdico com playground; pista de Pump Track infantil e adulto (BMX); pista de skate na modalidade Street/ Plaza e dois Halfs; Academia ao ar livre.
As áreas de permanência ao longo dos bosques foram recuperadas através da implantação de um novo gramado e árvores nativas.
O BAIRRO
Os bairros Jardim Piratininga e Jardim São Francisco estão situados no Distrito Cangaíba, pertencente à subprefeitura Penha, na zona leste de São Paulo. O perímetro da região é delimitado pela Linha 12-Safira da CPTM, a Avenida Dr. Assis Ribeiro, a Rodovia do Parque, um trecho das Avenidas Gabriela Mistral e Cangaíba, e a via de acesso para Guarulhos. A área faz divisa com o Parque Ecológico do Tietê.
Caracteriza-se por ser uma região predominantemente residencial, mas com baixa conectividade entre os diversos meios de transporte e bairros vizinhos. A localidade enfrenta alta vulnerabilidade social e ambiental, sendo marcada pela presença de assentamentos precários e loteamentos irregulares, como os do Jardim Santo Henrique, Jardim Flávia, Jardim Piratininga, Jardim São Francisco, entre outros, incluindo o Ac. R. Olga Artacho, Juraci Artacho, Ac. R. Guira-Acangatara, Cubiara, Goita, Mauad, Vila Paz, Ac. R. Copara e Paulistânia.
Essa área apresenta uma grande demanda por infraestrutura urbana, especialmente no que diz respeito à construção de equipamentos sociais, além da melhoria e qualificação de espaços públicos como calçadas, praças, áreas livres e córregos. Outro problema recorrente na região é a drenagem, que ainda carece de soluções eficazes
PARTICULARIDADES
Para atender à complexidade da obra, considerando as manutenções futuras, as restrições ambientais e os possíveis impactos no escoamento da vazão do córrego, foi adotada uma pavimentação permeável na pista de caminhada, garantindo maior eficiência na absorção da água. Além disso, para a contenção da margem esquerda do curso d'água (no sentido montante- jusante), foi projetada uma estrutura do tipo cortina de concreto, composta por perfis metálicos cravados e vãos fechados com placas duplas armadas, revestidas com concreto moldado "in loco".
Esse sistema de contenção permite o aumento da altura da estrutura em relação ao nível acabado da pista de caminhada, dispensando a instalação de gradis ou guarda-corpos de ferro, uma vez que a própria cortina de concreto já oferece segurança e estabilidade adequadas para a obra.
COMO CHEGAR?
Centro de são Paulo - Praça da Sé:
Embarque: Linha 2100-10 – Terminal Vila Carrão
Desembarque na Av. Rangel Pestana 1172.
Embarque - Linha 2590-10 União de Vl. Nova.
Desembarque na Rua Dr. Assis Ribeiro, 2646 Ref: Rua Hugo Wolf).
Caminhe até a Rua Guira Acangatara.
Linha 3 - Vermelha
+ informações: www.sptrans.com.br
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk