Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Barragem de Guarapiranga

Borda de Represa Guarapiranga

 Sul                              

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de uma passarela de concreto sobre a grama, a segunda de uma flor em tom de rosa claro com folhas verdes ao redor, a terceira de arcos amarelos na grama verde com uma bicicleta branca apoiada no primeiro, e a quarta uma parede feita de bambu com um arbusto alto em frente a janela.

Rua Dr. Caetano Petraglia Sobrinho, 41 - Jardim Guarapiranga
Inaugurado em 17/12/2008
Decreto de criação: 49.447 de 25 de abril de 2008
Subprefeitura de Capela do Socorro
Área: 196.801,84 m²
Aberto diariamente das 6h às 18h
Telefone: (11) 5524-8403
Plano de Gestão dos Parques da Orla da Represa Guarapiranga

Possui coleta de óleo de cozinha.


INFRAESTRUTURA

Sede, pista de caminhada, campo de futebol, playground infantil, playground da longevidade, ciclovia, horta-escola, praça e píer; acessibilidade nos sanitários. É muito utilizado para caminhadas, pois a área plana do parque favorece essa prática. O espaço oferece também duas modalidades de trilha, realizadas mediante agendamento prévio dos interessados diretamente na administração.
Durante o percurso da Trilha da Coruja Buraqueira, atividade realizada mediante agendamento, são apresentados aspectos ambientais (construção sustentável, compostagem, hortas, viveiros, fauna, vegetação de várzea, mata ciliar, importância das áreas verdes e dos mananciais) e históricos do parque e da região (o bairro de Guarapiranga e construção da barragem, e história e importância do Monumento aos heróis da travessia do atlântico).
Já o percurso da Trilha da Água + Projeto Observando Rios é uma atividade fixa mensal, na qual os temas são específicos envolvem a água. A atividade é encerrada com coleta e análise da água da represa, seguida de conversa com os participantes sobre os resultados.


PARTICULARIDADES
O parque abriga monumento em homenagem aos “Heróis da Travessia do Atlântico”, de Otone Zorlini (Treviso, Itália, 1891 – São Paulo, 1967). A obra foi originalmente inaugurada em 21 de agosto de 1929 e incorpora uma coluna com capitel em estilo jônico, retirada de construção milenar do Monte Capitólio, em Roma. A homenagem faz referência aos italianos Francesco de Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zachetti, que venceram etapa de voo iniciado em Elmas (Itália) e encerrado nas águas da Represa de Guarapiranga, a bordo do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 “Santa Maria”, em 28 de fevereiro de 1927.


Sua vegetação é composta por gramados, arborização esparsa, campo de várzea e vegetação aquática. Destaques da FLORA: angico (Anadenanthera colubrina), aroeira-mansa árvore-polvo (Schefflera actinophylla), figueira-benjamim (Ficus benjamina), grumixama (Eugenia brasiliensis), guanandi (Calophyllum brasiliense), jatobá (Hymenaea courbaril), jerivá (Syagrus romanzoffiana), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pitangueira (Eugenia uniflora) e sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides). Na vegetação aquática destacam-se maciços de cataia (Polygonum sp.), gramíneas e salvínia (Salvinia sp.). Já foram registradas 57 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).  Inventário de flora 2021.

Em relação à FAUNA, foram registradas 64 espécies, sendo seis insetos (borboletas), um réptil (cobra-da-terra), três mamíferos (preá, ratão-do-banhado e gambá) e 52 aves. Dentre estas, destacam-se as espécies aquáticas e de brejo: irerês, ananaís, marrecas-toicinho, mergulhões-caçadores, biguás, garças, socós, carões, frangos-d’água, curutiés e jaçanãs. Na espécie jaçanã, o cuidado da prole é exclusivo do pai, que comumente carrega os filhotes debaixo das asas. Embora bem escondidos, é possível ver as patinhas dos filhotes denunciando esse interessante comportamento. Também é possível observar algumas aves de rapina de comportamento diurno (gavião-caramujeiro) e noturno (corujinha-do-mato).


CAPELA DO SOCORRO
A região de Capela do Socorro estende-se por vasta área abaixo dos canais dos rios Jurubatuba e Guarapiranga, fazendo divisa com os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, separados pela Represa Billings. Cerca de 90% de seu território estão inseridos em área de proteção aos mananciais responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da região metropolitana de São Paulo. Durante bom período, atraiu imigração europeia, mas a depreciação do valor da terra, a inadequada política habitacional, a baixa renda dos trabalhadores e as dificuldades de fiscalização levaram à expansão desenfreada dos loteamentos clandestinos, embora desde 1975 a ocupação da região esteja subordinada à Lei de Proteção dos Mananciais e à legislação de zoneamento industrial.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA


SERVIÇOS

- Ponto de coleta de recicláveis

- Ponto de coleta de óleo de cozinha

- Ponto de coleta de pilhas e baterias

- Espaço permanente de leitura e troca de livros

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE  

Portaria Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA Nº 38 de 21 de Maio de 2024
Medidas preventivas frente aos eventos climáticos extremos nos Parques Naturais Municipais e Parques Urbanos Municipais.

COMO CHEGAR

Sentido Bairro
5362/10 - Pq. Res. Cocaia
5362/23 Pq. Res. Cocaia
5632/10 Vl. São Jose
5632/22 Vl. São José
6000/10 Terminal Parelheiros
6000/22 Terminal Parelheiros
6913/10 Term. Varginha
6913/21 Term. Varginha
6960/21 Term. Varginha
6970/10 Term. Grajau

Sentido Centro
5362/21 Praça da Sé
5362/22 Praça da Sé
5362/41 Pq. Do Ibirapuera
5632/10 Largo São Francisco
5632/21 Largo São Francisco
5632/51 Largo São Francisco
6000/10 Term. Sto. Amaro
6076/10 Term. Sto. Amaro
6076/31 Term. Sto. Amaro
637V/10 Pinheiros
6414/10 Term. Bandeira
6913/10 Term. Bandeira
6913/21 Itaim Bibi (Circular)
6960/10 Term. Sto. Amaro
6970/10 Term. Sto. Amaro

+ informações: www.sptrans.com.br  

  

 

   Siga a SVMA nas redes sociais