Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 10 de Março de 2025 | Horário: 13:34
Compartilhe:

Planetário do Carmo promove encontro para observação do eclipse total da Lua

Conhecida como “lua de sangue”, fenômeno poderá ser observado na madrugada desta sexta (14) de forma gratuita
A imagem mostra um ambiente escuro com um céu estrelado, uma projeção no planetário do Carmo. Pequenos pontos de luz espalhados pelo fundo preto simulam estrelas, com algumas áreas mais brilhantes sugerindo nebulosas ou aglomerados estelares. No canto superior direito, há um ponto de luz mais intenso que pode representar a Lua ou um planeta. No centro inferior da imagem, é possível ver um objeto escuro com algumas luzes acesas, que pode ser um projetor de estrelas. A atmosfera da cena transmite a sensação de estar observando o céu noturno em um espaço fechado e controlado.

Foto: Daniel Reis

O Planetário Municipal do Carmo vai promover um encontro gratuito, na madrugada desta sexta-feira (14/03), para a contemplação do eclipse total da Lua, conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, além de um bate-papo especial com especialistas. O equipamento, administrado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), será responsável por uma experiência única de observação de um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes do céu noturno. 

O evento terá início às 23h30, do dia 13 de março, com a observação a olho nu, mas com telescópios disponíveis para explorar outros objetos astronômicos visíveis na mesma noite. Durante o encontro, os visitantes poderão compartilhar de experiências e conhecimentos membros da equipe do Planetário, que explicarão mais detalhes sobre o fenômeno. 

A imagem mostra o interior de um planetário com uma cúpula iluminada em tons de azul. No lado esquerdo, um homem segura um microfone e parece estar fazendo uma apresentação para um público sentado em cadeiras dispostas em um formato circular. No lado direito, há um projetor esférico, possivelmente responsável pela exibição do céu simulado na cúpula. A iluminação cria um ambiente imersivo, destacando a projeção de um corpo celeste, que pode ser a Lua, na superfície interna da cúpula. A cena transmite uma atmosfera educativa e envolvente, típica de apresentações astronômicas.

Foto: Daniel Reis

O eclipse acontece devido ao alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, que estará em sua fase cheia. À medida que a Lua adentra a sombra da Terra, sua superfície adquire um tom avermelhado, resultado da dispersão da luz solar pela atmosfera terrestre. O ápice do fenômeno será por volta das 3h30 da madrugada, com a fase total do eclipse ocorrendo entre 2h14 e 5h30.

O Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi está localizado na rua John Speers, número 137, no bairro Itaquera, dentro das dependências do Parque do Carmo. A observação noturna é totalmente gratuita e aberta ao público. Os interessados em participar, basta comparecer ao local com 30 minutos de antecedência. 

Serviço:
Local: Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi
Data: Madrugada de 13 para 14 de março
Horário: A partir das 23h30
Atividade gratuita

Para mais informações, acesse o link.

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz

Siga a SVMA nas redes sociais 

 ícone do Instagramícone do Facebookícone do Youtube

collections
Galeria de imagens