Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Plano de Arborização Urbana garante preservação de espécies nativas

Foto: Acervo SVMA
A cidade de São Paulo abriga uma rica diversidade de flora, com 673 espécies arbóreas nativas do bioma da Mata Atlântica. Com o objetivo de garantir a preservação das mesmas e o equilíbrio ecológico local, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) conta com o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que segue as diretrizes da Agenda 2030 e prioriza o uso de espécies nativas nas ações de plantio do município.
As espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente na região, integrando o bioma local. Entre as espécies encontradas na capital paulista, listadas a partir da implementação da Ação 4 do PMAU, estão a peroba rosa (Aspidosperma polyneuron), o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e o cedro (Cedrela fissilis), entre outras. A lista completa das espécies está disponível para consulta no link.
Por outro lado, as espécies exóticas são aquelas que não possuem distribuição natural na região, e algumas são consideradas invasoras, como a palmeira-seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana) e a leucena (Leucaena leucocephala), crescem vigorosamente e podem prejudicar o desenvolvimento das plantas nativas, comprometendo o equilíbrio ecológico.
Nesse contexto, o PMAU prevê diversas ações para o manejo da vegetação urbana, como a de número 2, em que tem como objetivo revisar e atualizar a lista de espécies arbóreas exóticas e invasoras, estabelecer novos critérios para erradicação e manejo e promover a substituição por nativas da cidade. No total, 16 espécies arbóreas exóticas invasoras foram classificadas na cidade de São Paulo.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk