Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Plano Municipal de Arborização Urbana conta com cinco eixos estratégicos

Documento fortalece o planejamento arbóreo da cidade, promovendo conhecimento, engajamento e manejo responsável
Esta imagem mostra uma vista aérea de uma área urbana densamente arborizada, com um grande corpo d’água cercado por vegetação e residências. O cenário mistura espaços naturais preservados com construções, incluindo casas de alto padrão com piscinas.

Foto: Joca Duarte

O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) é uma importante ferramenta para o avanço do planejamento estratégico sustentável na cidade de São Paulo. Elaborado entre 2019 e 2020, foram definidos cinco eixos principais que norteiam a implementação das diretrizes: envolver, plantar, cuidar e integrar. Cada um deles abrange amplamente os aspectos relacionados ao plantio, manejo, fiscalização, conhecimento técnico e gestão da arborização.

O primeiro eixo “Conhecer” busca gerar conhecimento técnico e científico sobre o planejamento, a implantação e o manejo da arborização urbana. Tem como objetivo ampliar o conhecimento técnico de funcionários e da população sobre as árvores.

Já o eixo “Envolver” tem como foco incentivar a participação da população e dos servidores municipais, promovendo o engajamento da comunidade em ações de plantio, manutenção e projetos regionais.

O eixo “Plantar” visa estimular as ações de plantio para ampliar a cobertura arbórea da cidade, considerando a diversificação das espécies, a qualidade das mudas e a identificação de locais. Tem como diretriz o uso preferencialmente de espécies nativas do município de São Paulo.

O eixo “Cuidar” está voltado ao manejo, à conservação e preservação da vegetação arbórea do município, com foco no planejamento das ações, no licenciamento e fiscalização ambiental e na destinação adequada dos resíduos. 

Por fim, o “Integrar” busca consolidar e unificar as informações sobre a arborização urbana, integrando todos em um único sistema. Suas metas incluem a integração dos sistemas de informação e bancos de dados utilizados na gestão da arborização, além da promoção da transparência e do compartilhamento de dados entre diferentes setores.

A implementação do PMAU ocorre por meio de 170 ações definidas em 2020. Até o momento, 14 foram concluídas, 18 estão em fase de finalização e 36 seguem em implementação. O projeto conta com a participação de cinco grupos técnicos, compostos por 97 funcionários de seis secretarias e nove subprefeituras, sob a coordenação da SVMA.

O Plano Municipal de Arborização Urbana pode ser consultado neste link.

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro  O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz

Siga a SVMA nas redes sociais 

 ícone do Instagramícone do Facebookícone do Youtube

   

collections
Galeria de imagens