• Presencial
Praticas Sustentáveis para uma Vida mais Saudável: Mãos na Terra que lá Vida.
Data: 13/11/2024 a 28/11/2024. Quarta-feira, Quinta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
Estimular atividades que auxiliem à sensibilização coletiva, como processo de
aprendizagem individual, a partir de práticas sustentáveis para uma melhor qualidade de vida;
Contribuir para a multiplicação de experiências eco pedagógicas, através de praticas que
colaborem com a melhoria do espaço publico/privado que permeamos.
Fomentar debates e praticas que valorizem a potência de ação coletiva no atuar local e pensar
global, para uma conscientização na mudança de hábitos para um presente mais sustentável;
Objetivo
Objetivo geral:
Fortalecer espaços educadores formais e informais, através da implementação de práticas sustentáveis.
Objetivos Específicos:
1) Fomentar debates e praticas que valorizem a potência de ação coletiva para o atuar local e pensar global, na conscientização da necessidade da mudança de hábitos para um presente mais sustentáveis;
2) Estimular atividades que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem emancipador, a partir da constituição de práticas sustentáveis, em ponderando os participantes a ações individuais e coletivas impulsionadoras da mudança;
3) Contribuir para o acesso à experiências eco pedagógicas, trazendo propostas lúdicas como filmes, debates, dinâmicas, praticas que colaborem que a melhoria do espaço e se multipliquem em novos hábitos
Metodologia
Com referência à elaboração do Tratado de EA e da Carta da Terra, a Ecopedagogia passa a ser conceituada como uma pedagogia comprometida com a mudança social na difusão de uma cidadania planetária. Segundo Gadotti (2008, p. 183), “neste processo social e político contínuo, a Ecopedagogia se fundamenta na ética, numa visão política do ser humano, numa visão sustentável da educação e da sociedade”.
Entendida como formuladora de novos princípios para uma sociedade em transição, a Ecopedagogia promove a educação transdisciplinar para formação de cidadãos de atuação local e consciência planetária. Fundamentada na pedagogia freiriana, a Eco pedagogia compreende uma nova maneira de ser e estar no mundo, "um jeito de pensar a partir da vida cotidiana, que busca sentido em cada momento e em cada ato, que intenciona a prática como cotidiano pedagogico" (GUITERREZ; PRADO, 2000, p. 62).
A metodologia será participativa pela pesquisa ação, em um método que busca oferecer bases para procedimentos abertos a revisões coletivas, ampliando conhecimento na identificação de problemas relevantes e intervindo no ambiente em busca de soluções práticas (TOLEDO, 2011). Brandão (1981, p. 9) delineia a pesquisa-ação como “uma modalidade nova de conhecimento coletivo do mundo e das condições de vida de pessoas, grupos e classes populares” no envolvimento participativo dos cidadãos.
A proposta metodológica será abordada qualitativamente pela fundamentação teórica, através da construção de saberes interdisciplinares que valorizem o processo de aprendizagem pelo produto da prática sustentável. Os processos educadores eco pedagógicos têm por natureza o compartilhar de saberes, em uma pedagogia de uma aprendizagem permanente e contínua, voltada para a conscientização socioambiental e que contemple as inúmeras dimensões da sustentabilidade.
Os processos educadores eco pedagógicos têm por natureza o compartilhar de saberes, em uma pedagogia de uma aprendizagem permanente e contínua, voltada para a conscientização socioambiental e que contemple as inúmeras dimensões da sustentabilidade. Onde a preocupação não está apenas na preservação da natureza ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais, mas em um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista das estruturas econômicas, políticas, sociais e culturais (MENEZES, 2001).
Bibliografia
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental. Brasília.. 2007 BRASIL. Consumo Sustentável-Manual de Educação. Brasília: Consumers International/MMA/ MEC/IDEC, 2005a.
CAPRA F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004a.
CMMAD. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro em Comum. Rio de Janeiro: Editora FGV. capítulo 2, p. 49. 1991
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, Carlos Alberto (Org). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: Clacso, p. 81-132. 2001.
GADOTTI, M. A Carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2010.
INSTITUTO PAULO FREIRE (Org.). A Carta da Terra na Perspectiva da Educação. In: PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL, 1, 1999, São Paulo. [Anais...] São Paulo: [s.n.], 1999. Disponível em:. Consultado em 23 mar. 2021.
JACOBI, P.R. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo. Autores Associados. N.118:189-205. 2003.
SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; FERRARO-JÚNIOR, L.A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, 2005. SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki: a educação ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente, volume 3. Brasília: Ibama, 2000. p.105-114. (Coleção Meio Ambiente, Série Educação Ambiental).
WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2001
Conteúdo programático
Ambientes de aprendizagem plurais e transdisciplinar serão propostos como ferramentas de sensibilização para os atuais desafios socioambientais em que as praticas serão os resultantes dessa mudança. Antunes (2001) afirma que, os aprendizados se consolidam quando manuseamos materiais do cotidiano, escrevemos, desenhamos e se envolvemos em experiências praticas, suavizando desconexão da compartimentalização dos saberes.
A temática será eco pedagogicamente elaborada, de forma a garantir os princípios da educação ambiental critica, ao colaborar para ações multiplicadoras, continuas e permanentes nos espaços educadores. Para além do conteúdo expositivo por debates e dinâmicas, serão propostas praticas agroecológicos no intuito de revitalizar, implementar, e acompanhar os manejos em colaboração dos participantes.
Métodos estimulantes serão aplicadas como forma de aproximar diferentes realidade socioculturais, ressaltando a importância do praticar como exercício de aprendizagem. Com base nos referenciais teóricos descritos será abordado conteúdos expositivos em leituras, diálogos e dinâmicas dirigidas, assim como praticas com contato a áreas verdes e terrenos permeáveis pra manejo.
Nessa abordagem utilizaremos conhecimentos populares e tradicionais abordados durante a oficina. Assim como do referencial cientifico e institucional como: o Tratado de EA para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global; a Carta da Terra; Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores, Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico, Pedagogia da Terra: eco pedagogia e educação sustentável, e outros.
Cada momento do cronograma terá uma explanação teórica como momento inicial de acolhimento, duvidas e debates expositivos, seguindo para os manejos com na implementação ou revitalização a depender da área disposta. A programação foi idealizada paras seis encontros semanais em duas vezes na semana, podendo cada espaço receber um mês de atividade como fomento das praticas, com a possibilidade de seguir em acompanhamento colaborativo.
Coordenação
Luis Henrique Marinho Meira , ["José Francisco Armelin"].
Facilitação
Lorena Gebara Benetton.
Lorena Gebara Benetton Pesquisadora, Bióloga de Campo e Educadora Brasileira, 34 anos, residente em São Paulo, SP (+55 11) 9 8609 3077 / (+55 11) 3022 6862 lorena.gebara@usp.br lorena.gebara www.linkedin.com/in/lorenapesquisadora http://lattes.cnpq.br/2881528447859605 OBJETIVO ! Como coordenadora multidisciplinar, tenho co-criado projetos cooperativos e mobilizadores nas esferas da Sustentabilidade, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Educação e Gênero, atuando no primeiro, segundo e terceiro setor. A responsabilidade de potencializar ideias e engajar pessoas, me tornou uma profissional dinâmica, colaborativa e resiliente, uma vez que se faz necessário catalisar as múltiplas inteligências do Ser, para uma sociedade mais justa, ecologicamente equilibrada e economicamente representativa. FORMAÇÃO ACADÊMICA ! IEE//USP (cursando) Mestrado em Ciências Ambientais (PROCAM) com o Projeto de Pesquisa Sustentabilidade Integral ! ESAB (março de 2017 a setembro 2018): MBA Profissional em Organizações e Meio Ambiente, ênfase em Gestão de Projetos Educativos Sócio-ambientais, com certificação em Liderança e Gerenciamento de Projetos (IETEC) ! ESALQ/USP (fevereiro de 2006 a agosto de 2014): Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, ênfase em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Laboratório OCA de Políticas Publicas - CRBio 109450/01-D ! Colégio Dante Alighieri (fevereiro de 1990 a novembro de 2003): Conclusão ensino Médio e Fundamental PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES E COMPETÊNCIAS ! Pesquisadora e Educadora, atuando em empresas privadas e públicas com foco em projetos de sustentabilidade e gestão ambiental ! 10 anos de experiência acadêmica e prática com Projetos Socioambientais e Educativos, com habilidades de gerenciamento geral ! Fluência no idioma de Inglês e desenvoltura oral e escrita em Espanhol e Italiano, com experiencias interculturais ! Curso de Mergulho Livre e Autônomo Advanced PADI, com carteira de Socorrista (First AID), apoio técnico de agua e terra ! Proficiência em aplicativos Microsoft, Apple e ferramentas para divulgação de conteúdos digitais ! Profissional comunicativo, dinâmica e multidisciplinar, com liderança estratégica e encorajamento ao diálogo construtivista ! Perfil analítico, proativo e cooperativo, com habilidades interpessoais para tomadas de decisões criativas e participativas ! Rápida adaptabilidade e disposição para atividades de Campo, com experiência em Unidades de Conservação nacionais EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PROJETOS SÓCIO-AMBIENTAIS: ! Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, MMA - Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, MG (agosto a novembro 2018), Parque Nacional Lençóis Maranhenses, MA (fevereiro a maio de 2019), Estação Ecológica de Tamoios, RJ (janeiro a março 2020); o Levantamento e analise de dados da Baia de Ilha Grande, na implementação de trilhas subaquáticas Livre e Autônomo, como ferramenta pedagógica de monitoramento e preservação da ESESC, por meio ações de Educação Ambiental Marinha o Uso Público e Manejo para a Conservação da APA e PARNA Cavernas do Peruaçu, MG e Lençóis Maranheses MA o Levantamento, formulação e aplicação de ações pedagógicas sustentáveis de valorização comunitária e empoderamento de gênero, em interlocução com Instituição, Escolas Publicas e Comunidades. Por meio dos princípios da Agenda 21 em seus ODS, no eixo Municípios Educadores Sustentáveis do MMA, projeto destaque pelo "ICMBio em Foco" ed. 514, 10/05/2019 • http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/icmbioemfoco514.pdf ! Fundação Mamíferos Aquáticos, FMA - Mangue Seco, BA e Aracaju, SE (abril a maio de 2018) o Realização de campanhas conservacionistas, atividades pedagógicas em escolas, monitoramento satelital e VHF de peixe-boi marinho reintroduzido o Suporte ao atendimento veterinário de peixe-boi marinho e em atividades de manejo de animais reintroduzidos, participação no Projeto Golfinho Rotadores durante as atividades das Féri .
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Munícipes em geral
Vagas: 30.
Data: 13/11/2024 a 28/11/2024. Quarta-feira, Quinta-feira.
Dias: 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro
Horário: 14:00 às 17:00.
Local: Parque Linear Água Podre/Ypuera - Núcleo Nascentes.
Endereço:Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 2035 - Jardim Esmeralda, São Paulo - SP, 05576-100, .
Certificado: 75% de participação
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