Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo e Universidade de Twente desenvolvem projeto tecnológico para enfrentar espécies exóticas invasoras
Imagem: Acervo SVMA
A Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo o projeto “De Olho na Mata”, que une colaboração internacional, drones e inteligência artificial para enfrentar um dos maiores desafios ambientais: o controle de espécies exóticas invasoras. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a Universidade de Twente, em por meio do The Netherlands eScience Center e financiamento do NWO-VENI.
Entre os dias 6 e 7, foram realizadas atividades voltadas para a discussão sobre a relação entre a tecnologia e a Mata Atlântica, como o seminário “IA e Drones Contra Espécies Invasoras”. A iniciativa, sediada na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), reuniu 33 participantes e 5 palestrantes para discutir o uso de tecnologias emergentes na gestão ambiental, com a participação especial da pesquisadora e especialista em inteligência artificial Caroline Gevaert, da Universidade holandesa, Twente.
A convidada apresentou os resultados da identificação da Seafórtia em um modelo pequeno, em que se utilizou um voo de drone realizado no Parque Natural Municipal do Bororé. Foram identificadas espécies de uma das trilhas do Herbário Municipal, utilizando a IA Explicável, que permite entender como o algoritmo chega às suas conclusões, um avanço importante para a transparência e confiabilidade dos dados. O modelo final mostrou bons resultados e pode ser aprimorado com a incorporação de futuras identificações em orthophotos.
A programação também incluiu um treinamento técnico voltado aos servidores da pasta. O foco foi o algoritmo desenvolvido no projeto, um modelo criado em Python, projetado para ser acessível e ampliado.
No início de 2025, a SVMA anunciou a implementação da Ação 02 do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O documento busca revisar e atualizar a lista de espécies arbóreas exóticas e invasoras, determinando novos critérios para erradicação e manejo dessas plantas. Substituindo-as, inclusive, por plantas nativas do território paulista.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk