Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sábado, 12 de Abril de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo lança maior trilha da capital paulista que conecta áreas de proteção ambiental

Trilha Interparques conta com percurso de 182 km interligando Unidades de Conservação municipais, represas e reservas particulares na zona sul
A imagem mostra uma trilha em meio à mata atlântica, cercada por vegetação densa e árvores altas com troncos finos. O caminho de terra batida é ladeado por corrimões de madeira e segue por entre a vegetação, formando um corredor natural. À esquerda, há uma placa de madeira com setas indicando diferentes direções: “Trilha Gavião-Caramujeiro”, “Trilha do Lago”, “Sede” e “Eu também faço trilha”. A luz natural atravessa as copas das árvores, criando um ambiente acolhedor e tranquilo, ideal para caminhadas ecológicas e contato com a natureza.

Foto: Daniel Reis/Acervo SVMA

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), lança neste sábado (12) a Trilha Interparques, conhecida como “a maior trilha da cidade”. Com 182 km de extensão, o percurso conecta Unidades de Conservação municipais e outras áreas protegidas na zona sul da capital, incluindo os Parques Naturais Municipais (PNMs), Parques Estaduais, represas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), ao Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.

A trilha terá início na Balsa da Ilha do Bororé, no Grajaú, passando pelos Parques Naturais Municipais Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava, em seguida passa pelo Parque Estadual Várzea do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Curucutu e, por fim, a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Curucutu, retornando ao ponto de partida.

A trilha passa dentro de PNMs que contam com píer com vista para a represa Billings, uma torre de observação de incêndios com panorama para a Guarapiranga e área para piqueniques no entorno de um belo lago, proporcionando aos visitantes momentos de contemplação e lazer em meio à natureza. O percurso está demarcado com placas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, ideal para caminhada dos visitantes nesse cenário de contemplação e lazer.

A imagem mostra uma placa de madeira rústica em um ambiente de floresta iluminada pela luz do sol. A placa possui duas setas apontando para a esquerda: a superior indica a direção da “Represa” e tem a ilustração de um sagui; a inferior aponta para o “Pier” e traz um desenho estilizado de um peixe. No topo da placa, está um pequeno sagui real, de pelagem escura, observando ao redor. Ao fundo, há árvores e vegetação em tons de verde claro, com luz natural filtrada pelas copas. A cena transmite uma sensação de harmonia entre natureza e fauna silvestre, reforçando a ideia de um ambiente preservado e acolhedor para visitantes e animais.
Foto: Daniel Reis/Acervo SVMA

Com essa iniciativa, o Polo de Ecoturismo de São Paulo ganha um dos maiores circuitos de ecoturismo da cidade, fortalecendo a conexão entre as áreas naturais protegidas e promovendo a valorização da biodiversidade. O mapa da Trilha Interparques está disponível na página oficial e pode ser acessado aqui.

“Esse percurso permite que os visitantes tenham contato direto com a biodiversidade paulistana. Além da experiência imersiva na Mata Atlântica, a trilha reforça a importância da preservação e do equilíbrio ambiental e fortalece a economia e o turismo na região”, explica o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Natureza preservada e paisagens deslumbrantes

A Trilha Interparques atravessa cenários variados e, em determinados pontos, já é possível observar a transição da Mata Atlântica para o Cerrado. O percurso abriga uma flora rica e diversa, incluindo espécies como cedro-rosa (Cedrela fissilis), embaúba-prateada (Cecropia hololeuca), cambuci (Campomanesia phaea), samambaiaçu (Dicksonia sellowiana), tapiá (Crateva tapia) e palmito-juçara (Euterpe edulis). Algumas dessas plantas, como o cedro-rosa, a samambaiaçu, o palmito-juçara e a araucária (Araucaria angustifolia), estão ameaçadas de extinção.

A fauna local também impressiona pela diversidade que pode ser encontrada. Macacos bugios-ruivos (Alouatta guariba), fundamentais para a dispersão de sementes e a regeneração da floresta, são comuns ao longo do trajeto. Além deles, visitantes podem avistar tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), caxinguelês (Sciurus sp.), quatis (Nasua nasua), e diversas outras espécies.

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens