Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Foto: Divulgação/ Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente esteve presente na 5° Conferência Nacional de Meio Ambiente, com o titular da pasta, o secretário Rodrigo Ashiuchi e a assessora e delegada eleita, Ananda Vieira. O evento teve a participação total de 1.501 delegados vindos de todo o país e selecionou 100 propostas prioritárias para o enfrentamento da emergência climática no Brasil.
Em janeiro, a cidade de São Paulo realizou a Conferência Municipal, assim como mais de 900 municípios brasileiros. Em seguida, as Conferências Estaduais e Distrital do Meio Ambiente analisaram as sugestões apresentadas na primeira fase e priorizaram 539 propostas consideradas mais importantes, e elegeu também os representantes para participar da etapa nacional.
Em sua fase final, 1.501 delegadas e delegados representando todo o país estiveram em Brasília (DF) para selecionar as 100 melhores proposições indicadas pelas conferências estaduais e livres.
O evento foi retomado após mais de 10 anos da última edição e discutiu as consequências das emergências climáticas no mundo, abordando os desafios das transformações ecológicas e da transição para um país mais resiliente e menos vulnerável às mudanças climáticas.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, avaliou o evento como fundamental para a construção de soluções coletivas de combate às emergências climáticas: “É o momento de unirmos saberes e trocar experiências para construímos um país mais sustentável, resiliente e com políticas públicas efetivas para todas as regiões e suas distinções”, concluiu.
O encontro recebeu mais de 2.635 propostas, das quais 568 foram sintetizadas para votação. Essas foram aprofundadas e avaliadas pelos grupos de delegados eleitos nas conferências municipais e estaduais. Ao final, 100 propostas foram escolhidas como prioritárias. No último dia de conferência, antes da cerimônia de encerramento, as 10 mais votadas foram lidas e as 100 priorizadas foram entregues à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
O evento também contou com palestras magnas, entre as quais podemos destacar a palestra sobre mudanças climáticas, ministrada por Carlos Nobre, cientista e um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), e por um grupo de pesquisadores que estuda o tema, trazendo pautas sobre emergências climáticas e dados sobre o aquecimento global e suas consequências.
Além da ministra Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a Ministra da Cultura, Margathe Menezes, entre outras autoridades.
Etapas municipais e estaduais
A cidade de São Paulo realizou, em janeiro, sua 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, em que 100 delegados foram eleitos e participaram da etapa estadual, realizada em março. Nessa fase, foram escolhidos 70 delegados representantes de todas as cidades que organizaram a conferência.
As mobilizações das conferencias municipais, estaduais e nacionais fazem parte da organização que irá culminar na COP30, um encontro global em que líderes, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk