Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

RE_CICLO consumo e resíduos

Oficina • Presencial

RE_CICLO consumo e resíduos

Data: 10/04/2025. Quinta-feira.
Horário: 13:00 às 16:00.

Inscreva-se

 

Descrição

A produção mundial ainda permanece no modelo da Revolução Industrial, caracterizada pelo fluxo linear: Extrair/produzir/usar e descartar. No entanto, a população mundial daquela época era estimada em um bilhão de pessoas. Em 1995, estávamos em 7,2 bilhões de pessoas e temos uma projeção que, em 2050, a população mundial chegar a 9,6 bilhões de pessoas*. O modo de como nossa sociedade se organiza precisa ser revisto, não há recursos naturais suficientes para a manutenção deste modo de vida. Em especial quando vemos a relação das pessoas com o consumo. Bauman em “Vida para Consumo” nos alerta; “A sociedade de consumo tem como base de suas alegações a promessa de satisfazer os desejos humanos em um grau que nenhuma sociedade do passado pôde alcançar, ou mesmo sonhar, mas a promessa de satisfação só permanece sedutora enquanto o desejo continua insatisfeito;”. Vivemos em uma época de busca e insatisfação, Baudrillard em “Sociedade de Consumo” destaca que as pessoas consomem os objetos não pelo que o objeto serve, mas pelo que significa para elas adquiri-lo, servindo como um demarcador social. Assim, estamos vivendo em um tempo de alto consumo e descarte. A Mudança Climática tem obrigado a sociedade a procurar alternativas para a questão do consumo. A Economia Circular, a prática dos 5 R´s e a reflexão sobre quem somos nesta sociedade líquida (necessidades x imagem social construída pelo consumo) são temas importantes a serem abordados quando pensamos na sustentabilidade do planeta. A oficina traz esta reflexão e encerra a atividade com a confecção de um artesanato utilizando cápsulas de café reutilizadas. * BERARDI, Patricia Calicchio e ECCARD, Wilson Danilo de Carvalho. Economia Circular: Princípios e Conceitos.

 

Objetivo

Promover um espaço de troca de experiências proporcionando a reflexão sobre o consumo trazendo ao debate o emprego dos 5Rs no dia a dia da população objetivando reduzir a pegada ecológica.

Metodologia

Aula expositiva e prática de modo a vivenciar a construção de objetos manufaturados.

Bibliografia

Conteúdo programático

Sustentabilidade, consumo, economia linear x economia circular, modernidade líquida de Bauman, sociedade de consumo de Baudrillard, a prática do mindfulness, a manufatura como forma de trazer o participante para o concreto e o presente pela confecção de uma peça de artesanato utilizando cápsulas de café. Conteúdo ampliado: Arte Ambiental; Sustentabilidade; Geração de Renda; bem estar mental e emocional.

Coordenação

Cerise Goldman Batistic

Facilitação

Cerise Goldman Batistic

Arquiteta e Urbanista com especialização em Direito Urbanístico em 2010 e em Direito Registrário em 2014 ambas pela PUC Minas e em Arteterapia pela Faculdade Líbano em 2024. Trabalhou como autônoma sendo assistente técnica da Municipalidade de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo para questões de Avaliação de Imóveis e elaboração de Laudos de Usucapião, respectivamente. Arquiteta concursada desde 2008 da Prefeitura do Município de São Paulo trabalhou em SEHAB e SEL/SMUL com questões sobre a função social da propriedade (termos de concessão de uso em áreas públicas ocupadas, parcelamento do solo e habitação de interesse social bem como aplicação de PEUC- Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios em imóveis ociosos na cidade de São Paulo, sendo Coordenadora de CEPEUC – Coordenadoria do Controle da Função Social da Propriedade). Em 2023 passou a integrar o corpo técnico da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz sendo coordenadora de cursos na Instituição, o que permitiu explorar também sua experiência em artes. Com formação em Cerâmica, Raku e Confecção de Esmaltes Cerâmicos pelo Liceu de Artes e Ofício de São Paulo em 1997 recebeu premiação de segundo lugar no Primeiro Salão da Mitologia – Deuses e Mortais na Câmara Municipal de São Paulo em 1996, Menção Honrosa no Concurso Pincéis Tigre no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura em 1996 e participação no Salão Bunkyo em 1997. Expôs como ceramista na Feira de Artesanato de Embu das Artes, elaborando 18.000 esculturas em Raku para a campanha “Mundo das Formas” para a empresa Bristol Myers Squibb Brasil.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas preocupadas com as mudanças climáticas e interessadas em refletir sobre seus hábitos de consumo

Vagas: 20.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.

 

Inscreva-se