• Presencial
Roda aberta de Dança Circular no Parque Ibirapuera
Data: 01/12/2024. Domingo.
Horário: 10:00 às 12:00.
Descrição
A roda aberta de Dança Circular no Parque Ibirapuera é realizada mensalmente pelas voluntárias Eva Ferri, Cathia Bueloni, Maria Lucia Souza e Lena das Dobraduras no primeiro domingo de cada mês, no espaço aberto da Serraria (próximo ao portão 7).
Por ocasião da Virada Sustentável ser realizada na mesma data da roda mensal de dezembro de 2024, a UMAPAZ se integra neste círculo para somar na intenção de sensibilizar o público para as questões socioambientais de modo leve, alegre e sensível.
A Dança Circular tem como objetivo resgatar passos tradicionais dos povos, somados aos passos trazidos pela contemporaneidade buscando reconectar os indivíduos com eles mesmos, com os outros e com o meio ambiente.
Na UMAPAZ a Dança Circular integra o Programa de Metodologias Integrativas da Formação, sendo instrumento de Educação Ambiental e trabalhando os valores da Cultura de Paz. Trabalha a convivência harmoniosa, atenção plena no presente, percepção corporal, cooperação, respeito, diversidade, acolhimento, além de sensibilizar para as questões socioambientais.
Objetivo
A Dança Circular, como Metodologia e Prática Integrativa, tem como objetivo propiciar um espaço de vivência grupal com danças, sensibilizando e estimulando as pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica de forma ativa, cooperativa, reflexiva, acolhedora, inclusiva, prazerosa, simples e alegre.
Metodologia
Integrativa, ativa e reflexiva com vivência de Danças Circulares e exposição dialogada.
Conteúdo programático
1. Abertura e acolhimento com Dança Circular
2. Centramento
2. Exposição dialogada sobre a intencionalidade do encontro
4. Vivência de Danças Circulares
5. Reflexão sobre a vivência conectada aos temas socioambientais e Cultura de Paz
6. Fechamento
Coordenação
Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Facilitação
Estela Gomes
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.
Eva Ferri
Fonoaudióloga Aposentada. Em 2007 iniciou sua formação em Danças Circulares na UMAPAZ. Focalizadora no Parque Severo Gomes e no Parque Ibirapuera. Voluntária da Roda Aberta das Danças Circulares da UMAPAZ e do Grupo de Estudos.
Cathia Bueloni
Terapeuta Ocupacional, Focalizadora de Danças Circulares, atuação em Saúde Mental, Gerontologia e Capacitação de profissionais de Saúde para utilização das Danças Circulares como recurso terapêutico na Rede Pública Municipal de Saúde de São Paulo. Especialização em Psicologia Social, Gerontologia, Administração de Serviços de saúde, Arte Integrativa. Focalizadora do Parque Ibirapuera.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Aberto
Vagas: Livre
Data: 01/12/2024. Domingo
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Espaço próximo à Serraria do Parque Ibirapuera (portão 7)
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7 - Serraria
INSCREVER-SE
Outras observações:
de emgomes@PREFEITURA.SP.GOV.BR