Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Rodas de Prosa: As Emergências Climáticas e a Cidade

• Presencial

Rodas de Prosa: As Emergências Climáticas e a Cidade

Data: 12/11/2024. Terça-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

INSCREVER-SE

Descrição


Dando continuidade às nossas Rodas de Prosa, neste 3º encontro nosso tema será: Simbolismo das árvores na cultura dos povos: o que temos a aprender com elas em tempos de mudanças climáticas?

As árvores são seres sociais. É sabido que interagem com animais por meio, por exemplo, da polinização e da dispersão de sementes. Também se relacionam e comunicam entre elas, conforme explicam autores como Stefano Mancuso, que descreveu a neurobiologia vegetal, e Petter Wohlleben, engenheiro florestal, em diversos livros publicados e vivências práticas. Será, entretanto, que têm algo a falar para nós, seres humanos?
Se tivessem, como se comunicariam? Esta é uma abordagem que combina os trabalhos dos autores mencionados com as teorias de Carl Jung, pai da psicanálise analítica. É um diálogo cos interessados que desejam ampliar seus conhecimentos sobre as árvores nas diversas expressões culturais. Mitos, lendas, misticismo, além das artes, são temáticas a serem abordadas dentro do contexto arbóreo. Todo o conteúdo da atividade será apresentado de forma introdutória. Em tempos em que o Planeta Terra sinaliza aos gritos uma necessária mudança dos padrões macroeconômicos, o que teríamos a nos comunicar e a aprender com as árvores?

Contexto do Curso

Cerca de 11,5 mil anos atrás, terminava a última era glacial e as geleiras que cobriam boa parte da Terra começavam a recuar. No mesmo período surgia a primeira grande revolução humana: a agricultura. O acúmulo de alimento permitiu, além de outras coisas, que pudéssemos criar uma das nossas maiores invenções, as cidades.

Atualmente vivemos em um período de emergências climáticas. A rápida e drástica mudança das condições de temperatura, umidade, chuvas e ventos já afetam drasticamente as condições ambientais onde vivemos. Ondas de calor cada vez mais frequentes, chuvas torrenciais caindo de maneira concentrada, regiões que antes eram abundantes em água vivendo períodos de seca. Todos esses fenômenos, cada vez mais drásticos e mais frequentes, têm causado uma série de necessidades de mudanças urgentes, que, certamente, têm colocado em xeque nosso estilo de vida baseado em cidades.

Pensando nesse cenário, as Rodas de Prosa convidam você para uma conversa sobre as consequências das emergências climáticas nos mais variados aspectos da nossa vida em cidades. Sempre com a presença de dois especialistas em cada encontro, as Rodas trazem um ambiente para a troca de reflexões e saberes sobre urbanização, economia, habitação, mobilidade, segurança alimentar, arte e vários outros aspectos que relacionam a vida nas cidades tal como a conhecemos com as mudanças do clima.

Estrutura

Serão encontros mensais, com previsão de cinco Rodas no segundo semestre de 2024, iniciando em agosto e terminando em dezembro. Cada encontro terá a duração aproximada de 2 horas, onde cada convidado fará uma breve apresentação (cerca de 20 minutos). Após este período, os mediadores auxiliarão na condução da conversa propondo perguntas, provocações, trazendo reflexões, elucubrações, perspectivas, com o objetivo de incentivar a participação do público e sua interação com os convidados, proporcionando um ambiente mais informal e acolhedor de conversa, envolvendo todos os participantes.

Objetivo

Trazer subsídios para conhecimento sobre as emergências climáticas e como ela tem afetado nossas vidas, além de propor soluções para este enfrentamento.

Metodologia

Encontros mensais, com previsão de cinco Rodas no segundo semestre de 2024, iniciando em agosto e terminando em dezembro. Cada encontro terá a duração aproximada de 3 horas, onde cada convidado fará uma breve apresentação (cerca de 20 minutos). Após este período, os mediadores auxiliarão na condução da conversa propondo perguntas, provocações, trazendo reflexões, elucubrações, perspectivas, com o objetivo de incentivar a participação do público e sua interação com os convidados, proporcionando um ambiente mais informal e acolhedor de conversa, envolvendo todos os participantes.

Todo o encontro será filmado e, posteriormente, publicado no YouTube como série da UMAPAZ referente ao tema. Desta forma, participantes deverão preencher formulário autorizando a veiculação de sua imagem para fins educacionais.

Bibliografia

Conteúdo programático

1. Impacto Climático
2. Impactos Humanos no Ecossistema;
3. Conservação e Biodiversidade;
4. Soluções baseadas na natureza;
5. Cidade e meio ambiente;

Coordenação

Andrea de Almeida Bossi , Alessandro Mendonça Mazzon","Pedro Cardoso Smith.

Facilitação

Natália P. Antonucci.

Bióloga com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021.

 

Mario do Nascimento Júnior.

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas nos temas abordados

Vagas: 35.

Data: 12/11/2024. Terça-feira.

Horário: 09:00 às 12:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço:Av. Quarto Centenário, 1268.


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •