Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo é reconhecida pela ONU por cuidado com as áreas verdes pelo quarto ano consecutivo

Foto: Joca Duarte
Pelo quarto ano consecutivo, São Paulo recebeu o certificado de "Cidade Árvore do Mundo" (Tree Cities of the World), concedido pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). O prêmio é destinado às cidades que se destacam na preservação e promoção da vegetação urbana, reconhecendo os esforços para integrar árvores e áreas verdes no planejamento urbano.
Para a premiação, cinco critérios foram avaliados: responsabilidade com as árvores urbanas, políticas de arborização, avaliações de árvores e florestas, orçamento anual e celebrações de conquistas. A capital paulista atendeu a todos os requisitos e conquistou novamente o título. De 2021 a 2024, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) plantou mais de 200 mil árvores por meio de ações de incremento, compensação e reparação ambiental.
A primeira certificação foi realizada em 2020, e desde então a SVMA segue consolidando políticas públicas de preservação ambiental e sustentabilidade. Entre as iniciativas, destaca-se o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que reúne diversas ações para ampliar a cobertura verde na cidade. Um exemplo é a ação 96, que identifica e avalia novos locais para o plantio. Das 170 ações previstas, 14 já foram concluídas, 18 estão em fase de finalização e 36 seguem em implementação.
“Este prêmio é uma demonstração de que o trabalho da Prefeitura de São Paulo na área de arborização urbana está no caminho certo. Em parceria com diversas secretarias da gestão do prefeito Ricardo Nunes, conseguimos implementar projetos assertivos para o plantio, a manutenção e a preservação de árvores, sempre com o objetivo de transformar a cidade em um ambiente mais sustentável e resiliente. O reconhecimento da ONU é um marco, mas, acima de tudo, é um incentivo para continuarmos investindo na vegetação urbana como parte fundamental do planejamento da cidade”, destaca o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Ainda neste ano, a pasta tem como objetivo alcançar um marco recorde de plantios arbóreos na cidade, totalizando 120 mil novas mudas de árvores na capital paulista. Para isso, estão sendo executadas diversas iniciativas em parceria com as secretarias de Subprefeituras, Mudanças Climáticas, Educação, Saúde e do Programa de Mananciais, como a “Caravana do Verde”, que todos os sábados leva novos plantios em diferentes regiões da cidade; o “Bosques Urbanos”, no qual configuram como pequenas florestas para preservação da biodiversidade; além das “Vagas Verdes”, “Jardins de Chuva” e também o fortalecimento da campanha de doação de mudas do Viveiro Manequinho Lopes aos munícipes interessados em fazer o plantio em suas residências.
Para o titular da pasta, este trabalho intersetorial dentro da Prefeitura de São Paulo é o que vai garantir o sucesso dos projetos, aliados ao engajamento de toda a sociedade civil organizada. “Somos uma gestão unida e participativa, no qual a população é protagonista de todas as ações. Isso demonstra que desenvolver iniciativas de enfrentamento às emergências climáticas é um dever de todos, e nós como agentes públicos, temos que viabilizar esses projetos e oportunidades. Não tenho dúvidas de que é esta visão que nos levou a conquistar por mais um ano o certificado de ‘Cidade Árvore do Mundo’”, finaliza.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk