Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo celebra o Dia Internacional das Florestas com plantios por toda a cidade

Foto por: Daniel Reis
Para celebrar o Dia Internacional das Florestas e das Árvores, em 21 de março, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), promove uma série de plantios de mudas nativas em diversas regiões da cidade. A iniciativa visa ampliar a cobertura vegetal, fortalecer a biodiversidade e melhorar a qualidade ambiental dos espaços urbanos.
Na zona sul, a ação acontece na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, no Grajaú (Capela do Socorro), na altura do número 3919. Serão plantadas 20 mudas no local, das espécies ipê amarelo, babosa branca e pau viola.
Outras regiões da cidade também receberão novas árvores. Na zona leste, 40 mudas serão plantadas, entre elas 10 ipês-brancos, 10 sibipirunas, 10 pitangas e 10 castanhas-do-maranhão na Rua Eduardo Sanches, em Cidade Tiradentes. Já na zona norte, o plantio acontece na Rua Manoel Moraes Pontes, no Jaçanã/Tremembé, onde 25 mudas serão adicionadas ao espaço, entre elas estão 12 Quaresmeiras, 3 ipê branco, 10 pau cigarra. No Campo Limpo, zona sul, a Rua Conde da Silva Monteiro ganhará 30 mudas de espécies como jerivá, bacupari, cereja-do-rio-grande e guabiroba, também no sul da cidade, em Santo Amaro, no Parque Alto da Boa Vista serão plantadas 10 mudas de embaúba. Por fim, na região Centro-Oeste, a Avenida Nazaré, no Ipiranga, entre os números 799 e 1361, receberá 14 mudas de pau-ferro.
A ação integra os esforços contínuos da SVMA para mitigar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a permeabilidade do solo, melhorar a qualidade do ar e expandir as áreas verdes da cidade. Além dos benefícios ambientais, os plantios promovem a conexão entre a população e a natureza, incentivando a conscientização sobre a importância da preservação das florestas e árvores urbanas.
Entre as iniciativas da Prefeitura para o aumento da arborização na capital, destaca-se a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana, conduzida pela Divisão de Arborização Urbana (DAU). A campanha disponibiliza mudas gratuitamente por meio do Viveiro Manequinho Lopes para todos os moradores da cidade plantar em áreas internas de seu lote. Entre as espécies mais distribuídas estão ipê-amarelo, cereja-do-rio-grande, ipê-branco, jabuticaba, palmito-juçara, jerivá, quaresmeira, manacá-da-serra, uvaia, açaí e cambuci.
O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, enfatiza a importância das árvores e ações da SVMA "Essas ações reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. A ampliação da cobertura vegetal contribui diretamente para a biodiversidade e para o equilíbrio climático da cidade. Além disso, seguimos incentivando a arborização por meio da doação de mudas à população. Todos podem contribuir para tornar São Paulo mais verde, ajudando a expandir nossas áreas arborizadas e a proteger nossas florestas urbanas."
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk