Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 20 de Maio de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente participa do LATAM Mobility & Net Zero Brazil 2025

Com foco na redução de emissões, evento destacou ações concretas para transformar o transporte urbano na América Latina
Painel do evento Latam Mobility & Net Zero Brasil 2025, com o tema “Desmistificando os desafios da eletromobilidade no transporte coletivo”. A apresentação ocorreu em um palco com iluminação em tons de azul, roxo e verde, cores predominantes também no telão de fundo, que destaca os nomes e cargos dos palestrantes. Entre os participantes, está o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo, Luiz Felipe Aryalano.

Nos dias 7 e 8 de maio, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou do LATAM Mobility & Net Zero Brazil, um dos principais encontros da América Latina sobre mobilidade sustentável e transição energética. O evento reuniu representantes dos setores público, privado e sociedade civil para debater os desafios e soluções rumo à neutralidade de emissões dos gases de efeito estufa.

Entre os palestrantes estiveram o secretário municipal da Fazenda da Prefeitura de São Paulo, Luiz Felipe Arellano, o gerente sênior de relações públicas C40, Thiago Vieira e o diretor da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do governo federal, Marcos Daniel. O diálogo destacou os avanços e os gargalos que ainda persistem para atingirmos as metas climáticas, como a redução das emissões de gases como o NO₂ e outros poluentes. 
A assessora técnica de clima (AT-CLIMA), Ana Luisa Vasconcelos, representou a SVMA no evento, que reforçou o papel de liderança da cidade de São Paulo nesse processo.

“Sabemos que ainda há muitos desafios para a transição energética, mas a Prefeitura está à frente, especialmente na superação de gargalos de infraestrutura. Não podemos recuar, principalmente quando se trata de transporte público elétrico de qualidade. Transporte é um direito, e a população merece um sistema seguro, digno e eficiente, o quanto antes”, reforçou a representante da SVMA. 

Ana Luisa também destacou o compromisso do município com em não adquirir novos ônibus a diesel, conforme a lei Lei 14.933/2009 que criou a Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo. A cidade avança, dia após dia, rumo a um futuro mais limpo, justo e resiliente.

O papel da cidade de São Paulo como gerador de demanda também foi enaltecido, sobretudo a importância da retomada do PAC Nacional e da criação do modelo contratual de subvenção parcial, que permitiu este avanço na compra da frota elétrica.

O Latam Mobility & Net Zero é considerado um dos principais espaços de diálogo sobre mobilidade na América Latina. O evento promove conexões e iniciativas concretas em busca da transformação do modo como pessoas e bens se deslocam nas cidades.

A imagem mostra o ícone da ODS 7 “energia limpa e acessível”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de um sol com um botão de energia no meioA imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentroA imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social. ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

   

collections
Galeria de imagens