Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Ampara Silvestre lançam o Manual Cidade Amiga da Fauna
O informativo promove um olhar mais sustentável e acolhedor sobre a fauna silvestre urbana
Fotografia por: Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) anunciou o lançamento do Manual Cidade Amiga da Fauna, um projeto em parceria com o Instituto Ampara Silvestre, que promove a sustentabilidade urbana e aumenta o acesso do cidadão a informações para preservar a natureza e sua biodiversidade nas cidades.
No Manual Cidade Amiga da Fauna, é possível encontrar uma série de práticas inclusivas e sustentáveis que buscam uma integração harmônica da sociedade com a fauna silvestre – por meio de metodologias práticas, workshops e oficinas técnicas, apresentadas a diferentes públicos de forma dinâmica e clara.
As ideias podem ser implementadas por proprietários de casas e empresas até gestores e funcionários públicos preocupados com a redução dos impactos da urbanização na biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Embora seja um documento técnico, a principal proposta é garantir formas de tornar a cidade um ambiente seguro e acolhedor para as espécies silvestres, que hoje compartilham as zonas urbanas com seus habitantes.
Para o Instituto Ampara Animal o manual dialoga com diferentes esferas da sociedade com o objetivo de construir cidades mais sustentáveis por práticas que beneficiam os animais.
Processo de Construção do Manual Cidade Amiga da Fauna
O manual teve a contribuição de técnicos de diferentes esferas públicas, sociedade civil organizada, acadêmicos e munícipes, além de se apoiar nos protocolos Biodiversity Sensitive Urban Design (BSUD.
Foram realizados dois intercâmbios técnicos internacionais e 11 eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo e Instituto Ampara Animal - seis oficinas técnicas e quatro mesas redondas.
Os sete eixos temáticos que estruturam o manual são:
Fotografia por: Acervo SVMA
• Coexistência humano-fauna: abrange todos os temas relacionados às interações humanas com a fauna silvestre, como os conflitos de convivência e presença de animais domésticos em áreas verdes;
• Proteção, conexão e criação de hábitats: discorre sobre a importância de proteger habitats naturais, criar conexões e novos habitats a partir do zero.
• Manejo de áreas verdes: relativo às técnicas e os processos de manejo e paisagismo que beneficiam a fauna urbana;
• Urbanização e infraestrutura: aborda os problemas associados à infraestrutura urbana, como os ocasionados pelas redes de distribuição de energia, iluminação artificial, poluição sonora, vias que expõem os animais a colisões veiculares e construções com superfícies reflexivas;
• Políticas públicas de fomento: voltados aos instrumentos de fomento de políticas públicas para promover cidades amigáveis à fauna;
• Políticas públicas de combate ao tráfico: discute os instrumentos e ações de combate ao tráfico e caça de animais silvestres;
• Educação pela fauna: apresentação de aspectos políticos, teóricos e práticos da educação ambiental e de caminhos para promover a coexistência harmoniosa com a fauna nativa nas cidades;
Para a SVMA, as cidades são locais biodiversos e por meio de realizações inovadoras, é possível criar uma cidade mais amiga da fauna silvestre. O Manual Cidade Amiga da Fauna, por sua vez, é um verdadeiro cardápio de soluções para proteger a biodiversidade urbana e criar hábitats essenciais.
Siga a SVMA nas redes sociais