Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sessão de Planetário: Janela para o Universo

Sessão de Planetário • Presencial

Sessão de Planetário: Janela para o Universo

Data: 01/06/2025 a 29/06/2025. Sexta-feira a Domingo.
Horário: 15:00 às 16:00.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia.
 

Descrição

As belíssimas imagens do telescópio espacial Hubble nos impressionam e nos fascinam! São tantos objetos astronômicos que pode parecer muito fácil chegar a esses resultados. Entretanto, a história foi bem mais complicada. Como foi essa jornada? E o que o Hubble pôde nos ensinar sobre os planetas aqui perto no Sistema Solar até as galáxias mais distantes? O que tem na escuridão do céu profundo? E a partir de agora, as imagens do Hubble poderão ser associadas com o mais recente telescópio espacial: James Webb. Ele se baseia no legado de telescópios espaciais anteriores para ampliar ainda mais os limites do conhecimento humano, saber como foi a formação das primeiras galáxias e descobrir horizontes de novos mundos. Essa sessão abordará essas questões além de nos mostrar como esses telescópios conseguiram capturar a imaginação da humanidade.

Coordenação

Dinah Moreira Allen 

Facilitação

Luís Henrique Sinki Kadowaki

Bacharel em Física com habilitação em Astronomia pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), Mestre e Doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Ocupou posições de pós-doutorado no IAG-USP e na Universidade Marie Curie-Skłodowska (Lublin/Polônia), nas áreas de Astrofísica de Altas Energias e Física Solar. Autor e coautor de 13 artigos científicos. Realizou estágios na Universidade de Princeton (Princeton/EUA) e na Universidade Católica de Leuven (Leuven/Bélgica). Atuou em diversas atividades de educação e popularização de Ciência e Tecnologia (C&T) na USP, com destaque na organização do curso de extensão universitária "Astronomia, uma visão geral", entre 2017 e 2019. Ocupou o cargo de professor no Planetário Professor Aristóteles Orsini (no parque do Ibirapuera), entre 2016 e 2017. Atualmente é planetarista da DPM/UMAPAZ/SVMA no Planetário Municipal do Carmo Prof.º Acácio Riberi.

 

Giovanna Carvalho de Morais

Formada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de São Paulo, com ênfase em tecnologia educacional e uso e desenvolvimento de jogos para divulgação científica e ensino de astronomia. Durante a minha formação, realizei pesquisa em Astrofísica Estelar e cursos de extensão na área da astronomia, o que me motivou a elaborar um jogo que fosse uma representação lúdica do processo de formação de estrelas. Continuo trabalhando com desenvolvimento e divulgação de jogos educativos pois acredito no potencial que eles têm em espaços como salas de aula e o próprio planetário. No planetário, além de realizar atendimento em visitas guiadas e sessões de cúpula, sou responsável por supervisionar os espaços e a equipe, promovendo atividades de integração e uso do local para divulgação da astronomia. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas: 160.

Endereço: R. John Speers, 137, Itaquera.

Observações sobre os dias da semana e horários: 15h00 às 16h00 nos dias 01/06, 08/06, 15/06, 19/06, 22/06 e 29/06. E das 17h00 às 18h00 nos dias 14/06 e 28/06.

 

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.