Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA compartilha experiências de políticas ambientais em evento internacional na África do Sul

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participou do Generation Restoration Capacity Building Workshop (GenRes), evento realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, entre os dias 24 e 28 de março. Representando a cidade, os servidores Wellington Tohoru Nagano, Diretor de Projetos Urbanos, e Roselia Mikie Ikeda, Coordenadora de Planejamento Ambiental, integraram as atividades promovidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI).
O workshop teve como objetivo o fortalecimento das capacidades de profissionais, além da preparação para a participação na COP30, que será realizada no mês de novembro em Belém, no Brasil.
A programação incluiu oficinas e visitas técnicas na Cidade do Cabo, onde foram apresentadas abordagens inovadoras para a restauração do fynbos – vegetação que só existe próximo da Cidade do Cabo, e a restauração da vegetação nas dunas, para evitar a movimentação de areia para a área urbana. Em Overstrand foram realizadas visitas técnicas no Onrus Peat Wetland, local que vem sendo recuperado após um grande incêndio em 2019.
Dentro do GenRes, São Paulo é uma das “Cidades Modelo” (Role Model City), na qual compartilha experiências de políticas ambientais de restauração. A cidade se destaca pela aquisição de terras para transformar em parques naturais, parques urbanos, florestas urbanas, parques lineares, entre outros, com objetivo de atingir 26% da cidade com aérea verde de propriedade municipal.
Além da ação de compra de terrenos, a SVMA compartilhou a implantação de corredores verdes para conectar parques, praças e áreas verdes em geral e a proposta de criação de um catálogo de soluções baseadas na natureza (SbN) para auxiliar agentes públicos e a sociedade em geral na implementação de projetos nas ações de diversas escalas, privilegiando a recuperação do ecossistema. Outro compartilhamento que a SVMA discutiu com seus pares estrangeiros foi a questão do plantio de árvores, em que apresentou as estratégias de plantio, principalmente aquelas de maior porte.
“Essa missão internacional representa uma oportunidade para a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes de apoio sustentáveis em nível global. São Paulo tem destaque entre as cidades integrantes por meio de aquisição de áreas verdes, o equivalente a uma cidade de Paris e meia”, explicou Wellington.
A troca de informações fora das fronteiras nacionais permite que mais informações e descobertas sejam transmitidas, permitindo que os profissionais ampliem seus conhecimentos, “Participar desse evento é uma grande oportunidade para trocar experiências e nos ajuda a encontrar soluções mais eficazes”, completou o servidor.
A presença de representantes da SVMA neste evento é fundamental para reforçar o compromisso da secretaria com a ampliação de parques, a restauração de ecossistemas e a conservação da biodiversidade, além de contribuir com seu conhecimento técnico para o debate sobre soluções ambientais.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk