Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2025 | Horário: 17:26
Compartilhe:

SVMA revisa Portaria que discute manejo e controle de espécies exóticas invasoras

Ação 02 do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) busca estabelecer novos critérios para essas plantas, além de promover sua substituição por espécies nativas do território
Fotografia por Daniel Reis

Espécie invasora Spathodea campanulata. Fotografia por Daniel Reis

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) anunciou nesta quinta-feira (30/01), por meio do Diário Oficial, a implementação da Ação 02 do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O objetivo principal dessa seção é revisar a Portaria 154/2009, que trata do manejo e erradicação das espécies exóticas invasoras.

A Ação 02 visa revisar e atualizar a lista de espécies arbóreas exóticas e invasoras, estabelecendo novos critérios para a erradicação e manejo dessas plantas, além de promover sua substituição por espécies nativas do território. A medida é um passo importante na preservação da biodiversidade urbana e na promoção de um ambiente mais equilibrado.

A elaboração da nova lista de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) contou com a colaboração de diversos setores da pasta, incluindo as divisões de Arborização Urbana, Gestão dos Parques Urbanos, Gestão de Unidades de Conservação, Fauna Silvestre, Produção e Herbário Municipal, Fiscalização Ambiental, Compensação e Reparação Ambiental, e a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), além da Assessoria Técnica. 

A Secretaria Municipal das Subprefeituras e as subprefeituras de Pinheiros, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro, Aricanduva Formosa e M’Boi Mirim também participaram ativamente do processo. 

O grupo técnico iniciou este processo em novembro de 2023, onde foram levantadas e pesquisadas 24 espécies arbóreas exóticas invasoras, com base em sua frequência e locais de ocorrência, formas de propagação e também publicações científicas sobre o tema, com objetivo de avaliar quais destas tem comportamento de invasora no município de São Paulo.

De acordo com especialistas, uma espécie é considerada exótica quando está localizada em um ambiente diferente de sua área de distribuição natural, sendo geralmente introduzida de maneira voluntária ou involuntária por ações humanas. Já a espécie exótica invasora é aquela que possui capacidade de se propagar espontaneamente, cuja introdução ou dispersão, intencional ou não, pode ameaçar ecossistemas, habitats ou espécies e causar impactos ambientais, econômicos, sociais ou culturais.

A análise e pesquisa feita pelos técnicos resultou na lista que classifica 16 espécies arbóreas como exóticas invasoras no município de São Paulo. Destas, quatro são consideradas mais agressivas, enquanto que as demais precisam de verificação e comprovação dos danos causados pela ocorrência.

Durante as reuniões, também foram discutidos os impactos da supressão dessas espécies na fauna silvestre, especialmente quando em grande densidade. A análise levou em consideração as implicações ecológicas e os cuidados necessários para minimizar possíveis danos. 

O resultado do trabalho consta na revisão e manejo das EEI e será concluído com a publicação desta nova Portaria, que lista as espécies exóticas invasoras,  contém os procedimentos, orienta as ações futuras no combate à essas espécies e promove um ambiente urbano mais sustentável para todos.

Siga a SVMA nas redes sociais 

 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube

collections
Galeria de imagens