Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA promove curso contra incêndios naturais em parques municipais

Foto: Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com a empresa 3R Brasil, está promovendo aulas de combate e prevenção a incêndios florestais dentro dos parques paulistas. O curso, que iniciou em 7 de abril e segue até 15 de julho, integra a Operação Fogo Zero, e tem como objetivo proteger a biodiversidade local e acelerar atuações contra queimadas em áreas municipais.
A iniciativa conta com as participações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Coordenação Municipal de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é qualificar e preparar brigadistas para o combate de incêndios em São Paulo.
O curso será ministrado em turmas de até 35 participantes, sendo destinado a profissionais de segurança pública, vigilantes de parques, funcionários públicos, donos de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), responsáveis de empresas vizinhas das unidades ambientais, munícipes e voluntários.
As aulas realizadas pela manhã abordam assuntos teóricos, focando na formação das brigadas de incêndios florestais e nas características das queimadas, além de enfatizar a importância dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e das técnicas de ação. No período da tarde, serão realizadas simulações de combate ao fogo, ministradas em grupos de até sete pessoas e devidamente controladas por técnicas e equipamentos seguros
O curso tem aproximadamente 8 horas de duração e os participantes receberão certificado de conclusão, reconhecido e válido em todo território nacional pela 3R Brasil Treinamentos.
Só em 2024, mais de 500 profissionais foram capacitados no Curso de Prevenção, incluindo guardas civis metropolitanos do grupamento ambiental, policiais civis e militares, bem como integrantes da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), voluntários, entre outros. O treinamento visou aprimorar as técnicas e o preparo das equipes de combate às chamas.
Para participar é necessário o uso de vestimentas adequadas e seguras, recomenda-se a utilização de calça jeans e camiseta de algodão, preferencialmente de manga comprida. Tecidos inflamáveis - poliéster, seda, lã, nylon, rayon etc - são proibidos. Além disso, é necessário o uso de sapatos fechados, preferencialmente botinas, botas de couro ou tecidos resistentes ao fogo. Os interessados devem levar garrafinhas d'água para hidratação e boné para proteção solar
Em 2024, 36 incêndios foram detectados pelo sistema de monitoramento instalado, uma taxa de 100% de detecção nos locais onde as câmeras foram implementadas. A infraestrutura opera 24 horas por dia e conta com torres de monitoramento a longo alcance e sensores infravermelhos. Apenas em março de 2025, esse sistema identificou a presença de mais de 60 balões no céu do município, que representam risco à biodiversidade da cidade e podem provocar queimadas ao caírem em áreas verdes.
Datas e Regiões das aulas
Zona Leste, no parque Fazenda do Carmo:
19 de maio, período diurno;
28 de maio, período diurno.
Zona Sul, no PNM Itaim:
9 de junho, período diurno;
7 de julho, período noturno;
14 de julho, período diurno (parceria com o POT/ Indígenas).
Zona Norte:
O curso ocorreu no parque Anhanguera, nos dias:
10 de abril, período diurno;
17 de abril, período diurno;
5 de maio, período noturno;
12 de maio, período noturno;
30 de maio, período diurno.
23 de junho, período diurno (parceria com o CeMaCAS).
No parque Córrego do Bispo:
04 de junho, período diurno;
11 de junho, período diurno (parceria com o Rodoanel);
18 de junho, período diurno;
20 de junho, período noturno;
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk