
Curso • Online
Verba GAP/EMASP/CNV/curso online
Data: 12/05/2025. Segunda-feira
Horário: 14:00 às 16:30
Descrição
Utilizar os princípios e práticas da comunicação não-violenta como recurso para promover o autoconhecimento, o diálogo, o fortalecimento de vínculos e a transformação de conflitos.
Objetivo
Compreender o que motiva nossas escolhas e atitudes sociais, quais julgamentos, condicionamentos, sentimentos e necessidades estão atrelados aos papéis que desempenhamos em nossos relacionamentos, refletir sobre alternativas para melhoria da qualidade de vida e estabelecimento de relacionamentos mais equitativos e funcionais.
Metodologia
Aula expositiva dialogada e problematizadora, rodas de conversa, leitura e discussão de textos, exercícios teóricos e práticos, apresentação de vídeos, contação de histórias e roda de conversa.
Bibliografia
Alves, Rubem. O amor que acende a lua. Editora Papirus, 1999.
Boyes-Watson, Carolyn; Pranis, Kay. Círculos em movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa. Disponível em: http://www.circulosemmovimento.org.br
Boyes-Watson, Carolyn; Pranis, Kay. No coração da esperança – guia de práticas circulares. Centro de Justiça Restaurativa da Suffolk University, 2011.
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
Gebrim, Patrícia. Gente que mora dentro da gente. Editora Pensamento, 2005.
Guggenbühl-Craig, Adolf. O abuso do poder na psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. Paulus, 2008.
Larson, Liv. Liberdade sem distância, conexão sem controle: relacionamentos amorosos à luz da comunicação não-violenta. Ed. Colibri, 2020.
Leu, Luci. Nonviolent communication companion workbook: a practical guide for individual, group, or classroom study. Puddledancer Press, 2003.
Maturana, Humberto R.; Verden-Zöller, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano – do patriarcado à democracia. 2004.
Rogers, Carl Ransom. Um jeito de ser. EPU, 2007.
Rogers, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. In: Psicologia e pedagogia. Martins Fontes, 1982.
Rosenberg, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006.
Conteúdo programático
Princípios base da comunicação não-violenta: relação entre sentimento, necessidade e estratégia.
Transformar comportamentos passivo-agressivo para assertivos.
As principais causas dos conflitos e falhas de comunicação.
Ressignificação do conflito como convite à criatividade de fortalecimento de vínculos.
Triângulo dramático e ciclo do conflito: estratégias para transformar conflitos.
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
Marina De Martino Roberto
Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática. Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP. Atualmente cursando especialização em Pedagogia Social na USP. Co-criadora da Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação Não-Violenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: servidores que recebem verba GAP.
Vagas: 100.
Endereço: Rua Boa Vista, 280, 4º andar – Sé. Próximo ao Metrô São Bento - Auditório, Sé.
Plataforma: Microsoft Teams.
Parceria: EMASP.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.