• Presencial
Viabilizando a Cultura de Paz e a Comunicação Não Violenta nas Escolas
Data: 14/03/2025 a 25/04/2025. Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
A implementação desse curso é uma resposta à crescente necessidade de promover ambientes educacionais mais harmoniosos e respeitosos. Observamos, nas escolas, uma crescente demanda por estratégias eficazes que integrem a promoção da paz e a gestão pacífica de conflitos no cotidiano escolar. Assim, esse curso visa preencher essa lacuna ao oferecer ferramentas práticas e teóricas que auxiliem os profissionais da educação na criação e manutenção de um ambiente escolar mais inclusivo e menos conflituoso. A cultura de paz, fundamentada em princípios de respeito mútuo e comunicação construtiva, não só enriquece o ambiente escolar, como também contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos.
Objetivo
Capacitar os profissionais da educação a integrar os princípios da Cultura de Paz e da Comunicação Não Violenta em suas práticas pedagógicas diárias, promovendo um ambiente escolar mais harmonioso e respeitoso.
Desenvolver habilidades para a mediação e resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar, incentivando a adoção de estratégias que priorizem o diálogo e a compreensão mútua. Fortalecer a capacidade dos educadores e gestores escolares para identificar e lidar com situações de violência e vulnerabilidade, assegurando a proteção e o bem-estar dos alunos.
Metodologia
- Teórico-reflexivo-vivencial: combinação de aprendizado teórico, momentos reflexivos e práticas, de maneira a permitir um percurso de pesquisa, aprendizado e cuidado de si, com possibilidade de olhar as subjetividades diante dos conflitos;
- Jogos cooperativos: forma de despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas para alcançar um objetivo em comum;
- Educação somática: campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre a motricidade humana, a consciência e o aprendizado;
- Exercícios de práticas de diálogo, mediação e comunicação não violenta.
Bibliografia
- ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA. Valores que não tem preço: textos para aprofundamento e reflexão. São Paulo: Editora Palas Athena.
- BICALHO, M. Instituto Aurora. Cultura de Paz: Convivência e cultura de paz. Publicado em 20/08/2020 Disponível em:
- CONTE, S. Bastidores de uma escola: entenda por que a interação entre a escola e a família é imprescindível no processo educacional. 1a edição, São Paulo: Gente, 2009.
- FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 1a edição, Campinas: Versus, 2005.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 1a Edição, Editora Paz e Terra, 1996.
- KOSLOSKI, Deisi Viviane Schier; ANSAI, Rosana Beatriz. Afetividade no cotidiano escolar. 2008. 107 f. p. 06-18. 8° Encontro de Iniciação Científica. 8° Mostra de Pós Graduação. Seção de artigos. FAFIUV. Disponível em: http://interacao.info/diversos/Marcia/2013%20 %201%20semestre/ARTIGOSPEDAGOGIA.pdf.
- MIRANDA, Elis Dienifer Soares. A influência da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da afetividade. Artigo científico, 2008. Encontro de Iniciação Científica 8a Mostra.
- MIRANDA, Vera Regina. Educação e Aprendizagem - Contribuições da Psicologia, 1a Edição, Editora Juruá, 2018.
- MORALES, Pedro. A relação professor aluno. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
- ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução: Mário Vilela. São Paulo, Ágora, 2006.
- SACKS, Oliver. Tempo de despertar. Editora Companhia das Letras, 1997.
- SANTOS, Benedito Rodrigues dos Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes / Benedito Rodrigues dos Santos, Rita Ippolito – Seropédica, RJ: EDUR, 2011.
- TOMELIN, Karina Nones. 100 ideias inspiradoras para suas aulas, Ed. Letramento, 2021.
- VASCONCELOS, Alexandra Alves de et al. A presença do Diálogo na Relação Professor –Aluno. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 de setembro – 2005.
Conteúdo programático
1. Comunicação Não Violenta e Cultura da Paz;
2. Desenvolvendo a Empatia e a Escuta Profunda;
3. Afetividade e Indisciplina no Desenvolvimento da Aprendizagem;
4. Conscientização da Problemática do Corpo de Dor e Diálogos Reativos;
5. O Bullying ainda é tema recorrente.
6. A Música Como Forma de Humanizar.
Coordenação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas , ["Maricy Elisabeth Montenegro
Facilitação
Luciane Lehmkuhl
Educadora desde 1993, com formação em pedagogia, história, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e também pós-graduada em Psicopedagogia e Supervisão Escolar. Atualmente é educadora de Ciências Humanas e Sociais na rede Estadual de São Paulo no município de Ilhabela – SP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Educadores, gestores e profissionais relacionados à Educação.
Vagas: 100.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Certificado: Participação em 75% dos encontros e desenvolvimento das atividades propostas.
Seleção: Sim.
Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Os servidores interessados devem se inscrever até dois dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.
Parceria: Secretaria Municipal da Educação São Paulo.
Necessidade de inscrição: Sim.
Dias da semana: 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 25/04
Outras observações: No contato com os selecionados para o curso enviar a seguinte mensagem: Estamos animados por receber você! Para nos sentirmos confortáveis durante os encontros, faremos um lanche coletivo, assim, se você puder, gentileza trazer um prato doce, salgado ou bebida. Nos encontramos lá!
de jbvcizauskas@PREFEITURA.SP.GOV.BR
Seleção: .
Atividade validada para servidores públicos: Sim.