• Presencial
Viabilizando a Cultura de Paz e a Comunicação Não Violenta nas Escolas
Data: 14/03/2025 a 25/04/2025. Sexta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
A implementação desse curso é uma resposta à crescente necessidade de promover ambientes educacionais mais harmoniosos e respeitosos. Observamos, nas escolas, uma crescente demanda por estratégias eficazes que integrem a promoção da paz e a gestão pacífica de conflitos no cotidiano escolar. Assim, esse curso visa preencher essa lacuna ao oferecer ferramentas práticas e teóricas que auxiliem os profissionais da educação na criação e manutenção de um ambiente escolar mais inclusivo e menos conflituoso. A cultura de paz, fundamentada em princípios de respeito mútuo e comunicação construtiva, não só enriquece o ambiente escolar, como também contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos.
Objetivo
Capacitar os profissionais da educação a integrar os princípios da Cultura de Paz e da Comunicação Não Violenta em suas práticas pedagógicas diárias, promovendo um ambiente escolar mais harmonioso e respeitoso.
Desenvolver habilidades para a mediação e resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar, incentivando a adoção de estratégias que priorizem o diálogo e a compreensão mútua. Fortalecer a capacidade dos educadores e gestores escolares para identificar e lidar com situações de violência e vulnerabilidade, assegurando a proteção e o bem-estar dos alunos.
Metodologia
- Teórico-reflexivo-vivencial: combinação de aprendizado teórico, momentos reflexivos e práticas, de maneira a permitir um percurso de pesquisa, aprendizado e cuidado de si, com possibilidade de olhar as subjetividades diante dos conflitos;
- Jogos cooperativos: forma de despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas para alcançar um objetivo em comum;
- Educação somática: campo teórico-prático que se interessa pelas relações entre a motricidade humana, a consciência e o aprendizado;
- Exercícios de práticas de diálogo, mediação e comunicação não violenta.
Bibliografia
- ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA. Valores que não tem preço: textos para aprofundamento e reflexão. São Paulo: Editora Palas Athena.
- BICALHO, M. Instituto Aurora. Cultura de Paz: Convivência e cultura de paz. Publicado em 20/08/2020 Disponível em:
- CONTE, S. Bastidores de uma escola: entenda por que a interação entre a escola e a família é imprescindível no processo educacional. 1a edição, São Paulo: Gente, 2009.
- FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 1a edição, Campinas: Versus, 2005.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 1a Edição, Editora Paz e Terra, 1996.
- KOSLOSKI, Deisi Viviane Schier; ANSAI, Rosana Beatriz. Afetividade no cotidiano escolar. 2008. 107 f. p. 06-18. 8° Encontro de Iniciação Científica. 8° Mostra de Pós Graduação. Seção de artigos. FAFIUV. Disponível em: http://interacao.info/diversos/Marcia/2013%20 %201%20semestre/ARTIGOSPEDAGOGIA.pdf.
- MIRANDA, Elis Dienifer Soares. A influência da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da afetividade. Artigo científico, 2008. Encontro de Iniciação Científica 8a Mostra.
- MIRANDA, Vera Regina. Educação e Aprendizagem - Contribuições da Psicologia, 1a Edição, Editora Juruá, 2018.
- MORALES, Pedro. A relação professor aluno. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
- ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução: Mário Vilela. São Paulo, Ágora, 2006.
- SACKS, Oliver. Tempo de despertar. Editora Companhia das Letras, 1997.
- SANTOS, Benedito Rodrigues dos Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes / Benedito Rodrigues dos Santos, Rita Ippolito – Seropédica, RJ: EDUR, 2011.
- TOMELIN, Karina Nones. 100 ideias inspiradoras para suas aulas, Ed. Letramento, 2021.
- VASCONCELOS, Alexandra Alves de et al. A presença do Diálogo na Relação Professor –Aluno. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22 de setembro – 2005.
Conteúdo programático
1. Comunicação Não Violenta e Cultura da Paz;
2. Desenvolvendo a Empatia e a Escuta Profunda;
3. Afetividade e Indisciplina no Desenvolvimento da Aprendizagem;
4. Conscientização da Problemática do Corpo de Dor e Diálogos Reativos;
5. O Bullying ainda é tema recorrente.
6. A Música Como Forma de Humanizar.
Coordenação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas , ["Maricy Elisabeth Montenegro"]
Facilitação
Luciane Lehmkuhl
Educadora desde 1993, com formação em pedagogia, história, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e também pós-graduada em Psicopedagogia e Supervisão Escolar. Atualmente é educadora de Ciências Humanas e Sociais na rede Estadual de São Paulo no município de Ilhabela – SP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Educadores, gestores e profissionais relacionados à Educação e pessoas interessadas.
Vagas: 100.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, .
Certificado: Participação em 75% dos encontros e desenvolvimento das atividades propostas.
Seleção: Sim.
Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Os servidores interessados devem se inscrever até dois dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.
Parceria: Secretaria Municipal da Educação São Paulo.
Necessidade de inscrição: Sim.
Atividade validada para servidores públicos: Sim.
Dias da semana: 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 25/04