Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025 | Horário: 18:45
Compartilhe:

Secretário do Verde e Meio Ambiente participa de reunião do CADES e reforça parcerias para a sustentabilidade

Encontro visa fortalecer as ações de preservação e políticas públicas, além de estreitar a relação com a sociedade civil

Imagem do secretário Rodrigo Aschiushi em destaque, segurando um microfone durante reunião do CADES. Ele está em frente de uma mesa de madeira, onde há diversas pessoas sentadas em cadeiras à frente da mesa, assistindo o secretário palestrar.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA 

Na última quarta-feira (12), o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, participou da reunião plenária ordinária com Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES). O encontro teve como objetivo promover a integração entre a nova gestão da Secretaria e os conselheiros, representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo e da sociedade civil. Em 2024, a SVMA empossou 425 conselheiros representantes da sociedade civil e 63 conselheiros do poder público nos 32 Conselhos Regionais.  

O CADES exerce papel fundamental na gestão ambiental da cidade, sendo composto por dois tipos de conselheiros: os populares, que atuam diretamente junto às comunidades, e os institucionais, que seguem regulamentações e normas específicas. A principal diferença entre as duas categorias está nas esferas de atuação, com variações nas responsabilidades e atribuições de cada um.

Os conselhos podem ser classificados em três tipos: consultivo, deliberativo e participativo. O conselho consultivo emite sugestões que podem ou não ser adotadas pelo governo, enquanto o deliberativo tem poder de decisão, influenciando diretamente a formulação e implementação de políticas públicas. O conselho participativo, por sua vez, tem como foco a fiscalização das ações governamentais, sugerindo políticas e promovendo o controle social de forma colaborativa.

Entre as ações mais relevantes do CADES com o apoio do poder público, destaca-se o Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Anhanguera, que estabeleceu novas diretrizes para a conservação da maior Unidade de Conservação (UC) Municipal de São Paulo. Outra conquista importante foi a criação dos Caminhos Reservados à Fauna Silvestre na Zona Norte da cidade, com o objetivo de preservar a biodiversidade local.

Para acompanhar as últimas resoluções e ações do CADES, acesse esse link

 

  Siga a SVMA nas redes sociais 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube




 

collections
Galeria de imagens