Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

PARQUE NATURAL MUNICIPAL FAZENDA DO CARMO


 Leste                         

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto diagonal da sede, a segunda foto é outro angulo da sede destacando a placa de aço escovado da inauguração da sede, a terceira foto é de um tablhado com a vegetação de fundo, a quarta foto mostra o detalhe de uma horta frente a sede.

ABERTURA AO PÚBLICO

Horário: Aberto à visitação todos os dias, das 08h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando ficam fechados para manutenção.
Telefone: (11) 3284-9485
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera, São Paulo – SP
Área: 5.368.990,07 m²
Decreto Municipal nº 43.329
Decreto n° 50.201 - Ampliação

Atente-se às instruções para visitação dos PNMs para evitar acidentes com os animais silvestres: Recomendações de segurança.

Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 - Subprefeitura de Itaquera - Zona Leste de São Paulo, nos limites da Subprefeitura de Itaquera, próximo ao Parque do Carmo e ao SESC Itaquera, entre as Avenidas Aricanduva, Jacu Pêssego e Afonso de Sampaio e Souza.

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) foi criado em 12 de junho de 2003 com o nome de Parque Natural Municipal do Carmo, por meio do Decreto Municipal nº 43.329, totalizando uma área de 3.958.667,70m². Em 2008 foi ampliado por meio do Decreto n° 50.201, quando passou a abranger uma área de 4.497.800,00m² e teve seu nome alterado para Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, a fim de diferenciá-lo do já existente, Parque Municipal do Carmo - Olavo Egydio Setubal (Parque Urbano).
omingos.

Coordenadas:

Latitude - 23°35'11.55"S
Longitude - 46°29'2.21"O
UTM - 348576 / 7390763

Subprefeitura: Itaquera

MAPA - limites da APA do Carmo, Parque do Carmo e Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

VISITAÇÃO
Atualmente, o PNMFC está aberto para visitação pública somente às terça-feiras para visitação pública. Após inauguração de sua nova sede, serão organizadas atividades de educação ambiental. O espaço também pode ser utilizado por escolas, universidades e instituições de pesquisa. Os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC), nos telefones: (11) 5187-0321/0322.

CARACTERIZAÇÃO
Situado no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo, Unidade de Conservação de Uso Sustentável gerida pelo Estado de São Paulo, por meio da Fundação Florestal, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral criada na capital paulista em meio urbano, compõe o maior remanescente de Mata Atlântica da Zona Leste do município de São Paulo, em contraste com a densa ocupação urbana que o circunda.

O PNMFC também faz parte do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, de acordo com as Leis Municipais nº 13.430, de 2002, e nº 13.885, de 2004, pertence à Macrozona de Proteção Ambiental, incluído na Zona Especial de Preservação (ZEP) e Zona Mista de Proteção Ambiental (ZM-p). As principais ameaças sobre a vegetação do PNMFC são o fogo, o corte indevido de vegetação, a ocupação irregular e o descarte de resíduos em locais impróprios.

Um fator que pode favorecer a sustentabilidade dos remanescentes florestais presentes nessa unidade de conservação, é a existência de remanescentes de vegetação no seu entorno que devem ser conectados por meio da implantação de um ‘Corredor Ecológico Urbano’ (CEU), que ligaria o PNMFC à região das nascentes do Rio Aricanduva.

FLORA
O PNMFC apresenta cobertura vegetal bastante diversa, formada por matas ciliares, capoeiras, campos, reflorestamento de eucaliptos, brejos e remanescentes de Mata Atlântica, encontrados principalmente nas áreas centrais da unidade. Esses remanescentes são constituídos por uma formação florestal denominada Floresta Ombrófila Densa (FOD), que tem como principal característica a sua associação com altos índices de chuva, bem distribuídos por todo o ano. No interior do parque estas florestas ainda podem ser classificadas como Montana, que ocorrem em altitudes entre 500 e 1500 metros e, em menor quantidade, do tipo aluvial ou “ciliar”, que ocorrem sob influência de cursos d'água. Foram identificadas 209 espécies nativas, das quais 05 encontram-se ameaçadas de extinção: o cedro-rosa (Cedrella fissilis), o jacarandá-paulista (Machaerium villosum), a copaíba (Copaifera langsdorffii), a embaúba-prateada (Cecropia hololeuca) e o cambuci (Campomanesia phaea), uma espécie rara e endêmica da Mata Atlântica, que considerada a árvore símbolo da cidade de São Paulo.Inventário de flora 2021.

FAUNA
Quanto à fauna local, por meio de levantamentos executados pela equipe da SVMA e do Plano de Manejo da unidade, já foram catalogadas mais de 100 espécies de animais, dentre as quais predominam o bicho-preguiça-de-três-dedos, o caxinguelê e as aves, como o tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), sanhaçu-de-encontro-azul (Tangara cyanoptera), papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii), curiango-do-banhado (Hydropsalis anomala), jacuaçu (Penelope obscura) entre muitas outras.

O parque realiza atividades de observação amadora de aves voltadas para a população, especialmente para as comunidades do seu entorno. Por meio de oficinas e atividades, a gestão do espaço pretende melhorar o diálogo com a comunidade local, além de proporcionar uma alternativa de lazer e renda, além de contribuir para o conhecimento da biodiversidade de São Paulo. Apesar da necessidade de mais pesquisas para conhecer toda a diversidade de animais existente no parque, destaca-se a presença da preguiça-de-três-dedos (Bradypus variegatus), animal-símbolo do parque e que, assim como outras espécies, pode ser um indicador para uma melhor compreensão da qualidade ambiental do PNMFC.

O parque possui os seguintes atrativos e equipamentos

- Trilha da Preguiça;
- Área aberta para piquenique;
- Biblioteca comunitária;
- Banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;
- Administração: destaque para sua construção com projeto arquitetônico sustentável
- Estacionamento


GESTÃO

O PNMFC possui um Conselho Gestor Consultivo, criado no dia 25 de maio de 2016 e formado por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público.

O Conselho Gestor é presidido pelo gestor (a) da unidade de conservação, representante da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Os membros do conselho gestor são eleitos para um mandato de 02 (dois) anos, renovável por igual período.

No momento, o PNMFC oferece a possibilidade de agendamento para visitação de escolas municipais, universidades e instituições de pesquisa e/ou que realizam educação ambienta. O agendamento nos telefones: 011-5187-0322 ou 0321

Regimento Interno
Regulamento PNM Fazenda do Carmo

PLANO DE MANEJO
Caderno do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

>>  Volume I – Diagnóstico do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>>  Volume I – Diagnóstico do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>>  Volume II – Planejamento do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>>  Volume II – Planejamento do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>>  Caderno de Mapas do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>>  Caderno de Mapas do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

Portaria Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA Nº 38 de 21 de Maio de 2024
Medidas preventivas frente aos eventos climáticos extremos nos Parques Naturais Municipais e Parques Urbanos Municipais.

Siga a SVMA nas redes sociais 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube