Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

PARQUE NATURAL MUNICIPAL CABECEIRAS DO ARICANDUVA

PNM - PARQUE NATURAL MUNICIPAL CABECEIRAS DO ARICANDUVA

 Leste                         


 

ABERTURA AO PÚBLICO: 

O Parque encontra-se fechado para visitação pública, estando sua sede em fase de implantação. Após inauguração de sua sede, o funcionamento do parque será organizado respeitando regulamento a ser aprovado pelo Conselho Gestor. 

A abertura ao público também está sujeita a medidas preventivas frente a eventos climáticos extremos.  

LOCALIZAÇÃO

O Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva está localizado nos distritos Iguatemi, na Subprefeitura de São Mateus, e Cidade Tiradentes, na Subprefeitura homônima, na Zona Leste do município de São Paulo. A distância aproximada do centro paulistano é de 25 km. 

Endereço da Sede: Rua Conde de Casal Ribeiro, s/n, Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, CEP 08471-690

COORDENADAS

Latitude  - 23°36'45.05"S 

Longitude -  46°23'45.84"O 

UTM - 357572.48661578 / 7387968.3383227 

SUBPREFEITURAS:  

São Mateus e Cidade Tiradentes. 

 

MAPA - limites do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva. 

CARACTERIZAÇÃO 

Área: Quando decretado, possuía 786.310 m² (78,6 ha), com previsão de ampliação de 1.421.862m², totalizando 2.255.470 m² (226 hectares). Seu perímetro oficial registrado no Portal Geosampa é de 221 ha (atualizado em 03 de janeiro de 2024). 

Criado em 2023 (Decreto Municipal nº 62.581, de 25 de julho de 2023), o PNM Cabeceiras do Aricanduva  estava previsto no Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura (meta 63). Situado no extremo leste do município de São Paulo, o Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva (PNMCA) faz divisa com os municípios de Mauá e Ferraz de Vasconcelos, sendo a 12ª Unidade de Conservação Municipal e o 7º Parque Natural Municipal de São Paulo. 

O PNMCA vem se somar às demais áreas verdes presentes na Zona Leste, inclusive o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, localizado no distrito de Itaquera. Uma das extremidades do PNMCA conecta-se estrategicamente com o Parque Linear Nascentes do Aricanduva e a outra extremidade conecta-se com o Parque Linear do Limoeiro, ambos parques propostos (ainda não implantados). 

A conectividade entre áreas verdes busca melhorar e acelerar a dinâmica dos processos naturais locais, favorecendo a conservação dos remanescentes florestais conectados, principalmente considerando o contraste com a densa ocupação urbana que o circunda. 

As principais ameaças sobre a vegetação do PNMCA são o fogo, o corte indevido de vegetação, a ocupação irregular e o descarte de resíduos em locais impróprios. 


 

BIODIVERSIDADE 
 
Os levantamentos florísticos e faunísticos realizados, respectivamente, pela Divisão de Herbário e Produção Municipal – DPHM e Divisão de Fauna Silvestre – DFS da SVMA apontaram para relevante biodiversidade no local, o que foi um fator determinante, dentre outros, para a proposição de implementação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, conforme pode ser consultado no Diagnóstico Socioambiental preliminar, elaborado pela Divisão de Planejamento Ambiental da SVMA. 

FLORA 

O local conta com importantes atributos naturais que serão protegidos e recuperados, especialmente sua rica vegetação composta por fragmentos de matas ombrófilas densas, campos gerais e bosques heterogêneos, segundo o mapeamento da vegetação de 2016 no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA (SÃO PAULO, 2017). 

Foram registradas nesse local pela equipe do Herbário Municipal da SVMA no Índice Biosampa 2020 (SÃO PAULO, 2021), 319 espécies de plantas vasculares: 295 angiospermas; 3 gimnospermas; 21 pteridófitas, sendo que 7 delas estão ameaçadas de extinção: canela-amarela (Nectandra barbellata), canela-sassafrás (Ocotea odorifera), cedro (Cedrela fissilis), maria-mole (Guapira nitida), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), Myrcia eriopus e Sida acrantha. Na área de localização do parque, Subprefeitura da Cidade Tiradentes, registrou-se também o aumento do número de registros de espécies da flora nativa, o qual é um forte indicativo de expansão da biodiversidade local. O Índice Biosampa 2022 (SÃO PAULO, 2023) aponta a subprefeitura de Cidade Tiradentes como área onde ocorreu aumento do número de espécies de plantas vasculares e de borboletas.

FAUNA 
 
A Divisão de Fauna Silvestre da SVMA registrou também no Índice Biosampa 2020: 44 espécies de aves e 1 mamífero (sagui híbrido). Destacam-se quatro aves endêmicas da Mata Atlântica, como o tucano-de-bico-verde, o periquito-rico, a choca-da-mata e o tiê-preto. Dentre as não endêmicas destacam-se o saí-azul, saíra-amarela e pia-cobra.  

O Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo 2024 registra 82 espécies cadastradas na área do PNM Cabeceiras do Aricanduva.  


 

GESTÃO 

O PNMCA possui um Conselho Gestor Consultivo, criado no dia 27 de junho de 2024 e formado por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, em conformidade com o Decreto Municipal nº 62.957, de 23 de novembro de 2023

O Conselho Gestor é presidido pelo(a) gestor(a) da unidade de conservação, representante da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Na ausência do gestor, a presidência do Conselho é ocupada por representante da SVMA indicado pelo Secretário da pasta. 

Os membros do conselho gestor são eleitos para um mandato de 02 (dois) anos, renovável por igual período. 

 
PLANO DE MANEJO 
 
Está previsto que o Plano de Manejo do PNMCA será iniciado em 2025. 

REGULAMENTO DO PARQUE 

O Regulamento do parque deve ser elaborado em breve, à época de sua abertura ao público.